O Banco Espírito Santo está a disponibilizar a toda a base de clientes de home banking um sistema de autenticação forte que consiste na combinação dos normais elementos de autenticação, como user e password, com códigos gerados em tempo real a partir de dispositivos externos ao computador. Este código é gerado no momento da operação e só pode ser utilizado naquela sessão e para a operação em curso.
Denominada Segurança Adicional, a solução obriga à confirmação de operações extra- patrimoniais através da introdução de um código descartável de seis dígitos, gerado em tempo real, e que será enviado para o telemóvel do cliente através de uma mensagem SMS.
Aqui reside a diferença face a um outro sistema que está a ser testado por um grupo de entidades bancárias em parceria com a SIBS, que aposta igualmente nos códigos gerados em tempo real, mas que estarão disponíveis em cartões adquiridos previamente pelos clientes (ver Notícias Relacionadas). Recorde-se que o BES abandonou este grupo de trabalho.
A activação da funcionalidade Segurança Adicional no BESnet é opcional e a sua utilização é totalmente gratuita. O sistema de validação de operações através de códigos enviados por SMS foi desenvolvido inicialmente para as empresas, estando disponível, a título opcional, no BESnet Negócios desde 2001.