Pplware

Bancos também vão vender Certificados de Aforro

Desde sexta-feira que o tema “Certificados de Aforro” tem sido notícia. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E. referiu que Certificados de Aforro Serie tinha sido suspensa e na próxima segunda-feira começam a ser vendidos Certificados de Aforro Tipo F. Os bancos também vão poder vender certificados de aforro.


Certificados de Aforro: Nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E. é a entidade pública a quem compete, gerir, de forma integrada, a tesouraria, o financiamento e a dívida pública direta do Estado.

Os Certificados de Aforro (CA) são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias. Têm como característica principal o serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente juntos dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos.

Segundo o IGCP, a subscrição dos certificados de aforro da série F pode ser realizada através do AforroNet, nas lojas dos CTT – Correios de Portugal, S. A., na rede de Espaços Cidadão da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I. P., ou nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira ou de pagamentos inscrita no Banco de Portugal e indicadas para o efeito pelo IGCP, E.P.E.

Esta nova série terá a duração de 15 anos, no entanto, a taxa máxima será de 2,5%, inferior aos 3,5% praticados na série E. Também não haverá um prémio inicial de subscrição de 1%.

O valor mínimo para subscrição dos CA mantém-se nos 100 euros, com o valor máximo a ser de 50.000 euros. Cada euro corresponde a uma unidade.

O AforroNet é um serviço que o IGCP coloca à disposição dos seus Clientes para efetuarem pedidos de Subscrição de produtos de Aforro em comercialização e de Resgate de Certificados do Tesouro e de CA da Série E, e Consultas à sua carteira.

Exit mobile version