Hoje a internet é espaço para muitas áreas de negócio. Como nos mercados tradicionais, também na Internet há entidades que não estão habilitadas e não são reconhecidas nas suas áreas de negócio.
O Banco de Portugal alertou hoje para um conjunto de entidades que não habilitadas a conceder, intermediar ou prestar consultoria sobre contratos de crédito.
Entidades não habilitadas de crédito aparecem também no Facebook
O Banco de Portugal advertiu hoje na sua página oficial que as entidades que atuam através das páginas https://www.creditojusto.org, https://www.creditoconsolidadopt.com e no Facebook sob a designação “CreditoJusto” não estão habilitadas a exercer atividades financeiras sujeitas à sua supervisão.
Segundo o Banco de Portugal…
“A atividade de concessão de crédito prevista (…) no artigo 4.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (…), e as atividades de intermediação e de consultoria sobre contratos de crédito, previstas, respetivamente, na alínea j) e p) do artigo 3º e nos artigos 4.º e 7.º do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (…), estão reservadas às entidades habilitadas a exercê-las, conforme o disposto, respetivamente, naqueles diplomas”
O Banco de Portugal avisa ainda que as listas das entidades autorizadas a conceder crédito e a atuar como intermediários de crédito e consultor sobre contratos de crédito podem ser consultadas no site do Banco de Portugal e no Portal do Cliente Bancário – ver aqui.