Leia a nossa entrevista
A Avenir Telecom S.A. é uma empresa especialista na distribuição de produtos e serviços de telecomunicações, gerindo uma completa e variada oferta de terminais, serviços e acessórios a preços competitivos. Distribuidores de vários fabricantes e representantes da Yezz, o objectivo da Avenir passa por distribuir esta grande variedade de produtos e serviços, tornando-os acessíveis e atrativos para o consumidor, apresentando para isso um enorme know how do setor.
O Grupo Avenir Telecom é um player de referência e um dos principais distribuidores europeus de produtos e serviços móveis. Entre outros, o Grupo distribui os telefones Yezz e Energizer, os carregadores e cabos Energizer, as bolsas OXO e os produtos de ligação wireless Beewi.
Com o objectivo de conhecer melhor a Avenir Telecom, o Pplware preparou um conjunto de questões que foram respondidas gentilmente por Paulo Almeida (Diretor geral da Avenir Telecom).
1) Quais os vossos principais parceiros?
Parte dos nossos produtos que temos para venda são artigos produzidos pelo grupo Avenir Telecom. Dos nossos parceiros destacam-se a vertente Telecom da Energizer. Em termos de grupo, temos relações privilegiadas com a Apple, Samsung e LG a que se somam ainda as marcas Oxo e Beewi.
Em termos de clientes, os nossos parceiros são os grandes retalhistas de electrónica (Box, Expert, Media Markt, Staples), supermercados (Intermarché, Auchan, Pingo Doce), especialistas(lojas The Phone House, People´s Phone e pequenos retalhistas) e os operadores móveis nacionais.
2) Os equipamentos da Yezz têm feito muito sucesso na Europa e também em Portugal (Por exemplo, têm o Windows Phone mais fino do mundo). Têm estatísticas sobre o sucesso desta parceria?
O sucesso tem vindo a crescer de forma gradual. É preciso perceber que começámos do zero, logo estamos a concorrer com marcas que já estão implantadas e têm o seu espaço. Mas os resultados são estimulantes pois nos clientes onde os produtos foram introduzidos as vendas têm sido positivas e a reposição de material acontece.
3) Onde é que podemos adquirir equipamentos Yezz em Portugal?
Os nossos equipamentos estão disponíveis nas lojas Media Markt, Staples, Expert, Peoples Phone e revendedores independentes. Também estão disponíveis na FNAC online e alguns modelos na Phone House, Intermarché e Box. Contamos em breve alargar o portefólio a outras entidades.
4) Quais as características diferenciadoras dos equipamentos Yezz, comparativamente a outras marcas presentes no mercado?
A diferenciação passa pela relação qualidade, preço e design dos equipamentos Yezz.
Queremos também prestar um serviço pós venda de qualidade e para isso temos acordos com entidades portuguesas que fazem a assistência técnica em Portugal. Com estas ações queremos estar perto do cliente e dar-lhe uma boa experiência de utilização da marca.
5) Qual plataforma está a ter mais sucesso nos Yezz, Android ou Windows Phone?
A plataforma que está a ter mais sucesso é a do Android.
A Yezz surpreendeu com a introdução de uma gama de 3 equipamentos com Windows Phone. O modelo Billy 4.7 tem características de design e ergonomia diferenciadoras com um peso de 100gramas e uma espessura de 7,2mm que faz dele o Windows Phone mais fino do mundo.
Apesar destas características diferenciadoras e haver muito menos concorrência no mercado dos Smartphones Windows, a verdade é que o mercado é dominado pela plataforma Android, o mesmo se passando com a marca Yezz. Adicionalmente, a Yezz alargou o seu portfolio e caso existam interessados, temos já disponíveis smartphones com o sistema operativo Firefox mas o que o mercado procura é Android e é aí que vamos continua a ter a principal aposta.
6) A Avenir esteve recentemente presente em Barcelona no Mobile World Congress. O que apresentou lá?
Para a Avenir Telecom, Barcelona foi muito diferente este ano. A Avenir Telecom apresentou 2 áreas distintas – uma com acessórios, sendo que nessa área o grande destaque foram os produtos conectados (connected objects) entre os quais realçamos lâmpadas, fichas de energia, estações meteorológicas e detetores de presença, todos controlados por uma aplicação via Bluetooth smart e com a vantagem de através de um smart gateway poderem ser ligados à internet (internet of things);
Uma segunda área foram os telemóveis. Aí apresentámos novos telemóveis e smartphones robustos da Energizer que serão lançados no próximo trimestre; apresentámos o portfólio atualizado da Yezz onde se destacam 4 novos modelos 4G que serão lançados nos próximos meses nas plataformas Android e Windows, bem como 2 smartphones Firefox. Mas o principal enfoque foi no telefone modular da Google de que a Yezz foi o primeiro fabricante a apresentar conceitos.
9) Quais as novidades em relação ao Projeto Ara da Google e qual a participação da Yezz?
A Yezz foi convidada pela Google para apresentar uma solução completa do telefone modular. Está previsto ser lançado pela Yezz como um piloto em Porto Rico até ao final deste ano. A Yezz irá ter em comercialização um smartphone com vários módulos já incluídos, que os clientes podem alterar e substituir por outros módulos assim com o tempo fiquem obsoletos ou caso queiram ter características específicas. Para esse efeito existem outras empresas a desenvolver módulos, sendo que dos nomes já falados encontram-se Toshiba, Sennheiser entre outras entidades. Em Barcelona apresentaram-se 100 diferentes conceitos de módulos que podem ser englobados no smartphone. Foram exemplos de ideias que podem ser desenvolvidas e incorporadas no telemóvel. Exemplo um detetor de álcool, de temperatura e humidade, um 2º ecrã, enfim, o que passar pela imaginação dos fabricantes de módulos.
Mas no fim a pergunta que se coloca para explicar este projeto é simples, o que alteraria ou acrescentaria no seu atual telemóvel? Essa é a vantagem deste projeto que se irá tornar realidade com a Yezz ainda este ano.
Em nome do Pplware, um agradecimento ao Paulo Almeida pela disponibilidade para esta entrevista.