Apesar de muitos considerarem que o e-mail está em desuso, a verdade é que este tem sido um dos canais preferidos dos piratas informáticos para conseguir chegar aos utilizadores finais.
De acordo com informações da própria EDP, está em circulação um e-mail fraudulento, de origem desconhecida, que tenta replicar o envio de uma fatura eletrónica.
Através de um e-mail que apresenta a imagem de uma fatura eletrónica e as palavras “Download PDF” com um hyperlink para um site não fidedigno, os piratas informáticas tentam “sacar”dados pessoais aos utilizadores mais distraídos.
Em comunicado a EDP sublinha que “não solicita, em qualquer mensagem de correio eletrónico, elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como por exemplo dados para novas formas de pagamento ou reembolsos”.
A empresa refere ainda que “a obtenção de um endereço de e-mail pode ser feita através da aquisição no mercado de bases de dados de e-mails”. No entanto, de forma a minimizar os impactos deste tipo de ações e precaver que outros clientes sejam afetados, a EDP está já em contacto com o Centro Nacional de Segurança.
Via EDP