A empresa Finlandesa Nokia está decidida em voltar a conquistar o segmento dos dispositivos móveis e parte da estratégia passa por “atacar” os mercados emergentes, com equipamentos sofisticados, com tecnologia actual mas com preços reduzidos.
Durante o evento que a Nokia esta a realizar na Indica, Stephen Elop, presidente-executivo da Nokia, revelou esta quinta-feira o novo smartphone Asha 501 .
O novo smartphone Asha 501 faz parte da nova geração de smartphones que a Nokia irá colocar no mercado e virá, tal como o nome sugere, equipado com a nova plataforma Asha, desenvolvida em Java, que muitos classificam com sendo a sucessora do Symbian. Tal como o Meego, a interface pode ser controlada por gestos e o sistema oferece um serviço de notificações/preferências para que o utilizador possa facilmente acompanhar tudo o que se passa no seu smartphone (interface Fastlane)
O equipamento suporta dual-sim mas não suportará 3G, sendo que a conectividade apenas pode ser realizada via GMS, Wifi ou Bluetooth. Esta nova plataforma Asha tem já algumas aplicações disponíveis, das quais se destacam o WhatsApp, Twitter, Facebook, Foursquare e Nimbuzz e alguns jogos da ES e Gameloft
Principais características
- Ecrã capacitivo de 3” (320×240 pixels)
- Peso: 98 g
- Câmara de 3.2 Mpx
- Memória de armazenamento: 4GB
- Autonomia: 17 horas de conversação e/ou 48 dias em stand-by
Veja aqui uma pequena apresentação do Asha 501
Ao que a Nokia informou, o Asha 501 estará também disponível em Portugal mas ainda não há qualquer informação sobre a data.