Segundo a Computerworld, as redes sociais e a segurança dos sistemas de informação vão ganhar protagonismo durante 2008. A última pode ter evoluções de dimensão diplomática muito importantes. E a Salesforce.com continua na “lista de compras”.
Microsoft estende disponibilidade do Windows XP O Windows XP estará disponível até ao final de 2008. A Microsoft decidiu voltar atrás na sua decisão de limitar a sua disponibilidade até Junho do próximo ano. Em Setembro de 2007, a empresa alargou a disponibilidade desde Janeiro até Junho, depois de ter recebido várias queixas dos utilizadores empresariais. Adicionalmente algumas empresas estão a adiar os processos de migração para o Vista. A adopção ao Vista continuará a ser um processo lento pelo menos até à segunda metade do próximo ano.
Quem é que rouba quem? Quando os “hackers” chineses comprometerem a defesa ou sistemas de segurança (ou ambos) de outro governo, o evento ganhará projecção internacional. Vários documentos classificados como secretos serão acedidos indevidamente, gerando uma série de acusações entre países. As relações entre os governos dos países envolvidos estarão tensas durante algum tempo.
Cada vez mais “verdes” A adopção de tecnologias “amigas” do ambiente será a principal característica do modelo sustentável das TI nas empresas. Os centros de dados e os escritórios serão re-modelados tendo sempre em vista a aquisição de TI, energeticamente mais eficientes e ecológicas. As preocupações ambientais (devidas a ocorrências climatéricas estranhas e informações alarmantes sobre a sobrevivência do urso polar) e um cenário económico pouco favorável serão os temas dominantes em 2008. Resultarão em acções claras por parte de consumidores, governos e empresas, entre as quais esforços por redução de custos e dispêndios. A União Europeia será novamente a principal entidade a forçar a implementação de regulamentações para a utilização de tecnologias “verdes” em 2008.
Evolução de redes As redes móveis não só estarão abertas a novos dispositivos móveis e aplicações, como também irão aumentar as ofertas de serviços baseados em localização e ligações Wi-Fi. A experiência de redes móveis irá incluir conteúdos de média, pesquisa, redes sociais e uma panóplia variada de outros serviços. “As redes precisam de evoluir radicalmente”, considera Jake Seid, da Lightspeed Venture Partners. Os investigadores prevêem que o ano de 2008 seja importante em termos de mudanças no mercado móvel, principalmente devido aos efeitos do lançamento do iPhone.
O ano do Linux À medida que o Vista continua a evoluir para níveis de adopção mais generalizados, o Linux irá difundir-se no mercado empresarial, bem como nos sistemas de informação governamentais. Simultaneamente, este sistema operativo tornar-se-á também mais atractivo para utilizadores domésticos, incentivados pela Open Hadset Alliance ou pelos atributos da plataforma móvel Android da Google, desenvolvidas com base em linguagem Linux. “2008 será um ano muito interessante para o Linux”, disse Jim Zemlin, presidente da Linux Foundation. Todos os indicadores apontam para que esteja certo nas suas previsões.
Redes sociais invadem empresas As redes sociais vão invadir as empresas no fim do ano. Serviços similares aos oferecidos pela Salesforce.com vão tornar-se padrões no mercado. As aplicações de redes sociais vão entrar nas companhias, vão tornar-se parte do dia-a-dia dos colaboradores, quer os departamentos de TI gostem ou não. “A adopção será devida a opções individuais”, disse Konstantin Guericke, co-fundador do Linkedln e CEO da Jaxtr. As questões de privacidade terão de ser clarificadas. Serão propostas várias ideias de legislação e de regulamentações.
Linhas turvas A distinção entre redes sociais empresariais e pessoais será ténue e instável. A diferença entre estes tipos de redes sociais é apenas uma parte na qual é impossível distinguir o mundo empresarial do doméstico. Os utilizadores que interessados em comprar o iPhone aumentam, o que faz com que o número de dispositivos nas empresas aumente também, forçando os departamentos de TI a ter de lidar com ele. A segurança e protecção contra “hackers”, spam, ataques de phishing tornar-se-ão um problema ainda maior à medida que os mundos de TI empresarial e doméstica se confundem.
Consolidação O fenómeno de consolidação de empresas de software empresarial irá adensar-se no próximo ano. A IDC previu que a Salesforce.com seria adquirida em 2007, e faz a mesma previsão para o ano que se aproxima.
Virtualização chega aos ambientes de trabalho A tecnologia de virtualização vai chegar aos ambientes de trabalho, de acordo com as previsões dos especialistas. Enquanto alguns peritos consideram que irá existir dentro de pouco tempo uma espécie de “Thin Client 2.0”, Barry Eggers, da Lightspeed prevê algo diferente. “Virtualização de ambientes de trabalho é o aprovisionamento inteligente de aplicações para os ambientes de trabalho dos utilizadores”, disse. Prevê ainda a existência de lojas de TI que usem tecnologia de virtualização em ambientes de trabalho conjugada com servidores virtualizados.