Em todas as profissões existem rotinas que nos deixam alguma lesão ou desconforto. Hoje vamos falar das Articulações. Muitos de nós já experimentou as dores de costas, do pescoço, rigidez pela manhã, entre outras “moinhas”, ok vamos lá a compreender e ajudar a recuperar!!!
As articulações são as ligações entre dois ou mais ossos. São consideradas móveis as que estão revestidas de cartilagem que contém bolsas de líquido lubrificante, podendo ser sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas.
OK acabaram os palavrões, vamos passar à acção!
Depois desta aula de articulações vamos prosseguir…..
- Profissões de risco
- Agravantes
- Como posso melhorar a minha saúde articular?
Profissões de risco Existem várias, as que nos saltam de imediato à lembrança são: informáticos, condutores, profissionais do frio (pesca, congelados, etc.), massagistas, operários da construção civil, operadores de linhas de montagem, enfim profissionais que regra geral alteram pouco as posições ou rotinas de trabalho, ou estão muito expostos ao frio ou calor acentuado.
O que pode agravar? Pode agravar a exposição às temperaturas acentuadas, não necessariamente as temperaturas exteriores! Quem nunca experimentou ficar gelado e com frio nas articulações debaixo de um “ar condicionado”?? É de gelar e arrepiar! Quando a exposição é constante não é só a garganta que dói, os “ossos” também. Isto porque a humidade criada penetra na estrutura articular e ganha espaço, na verdade os osso não doem mesmo, mas as estruturas que os suportam sim: articulações, tendões, músculos, devido à inflamação.
A alimentação errada também é um dos factores. O excesso de acidez e a sua dificuldade de eliminação, cria um meio propício para os cristais de ácidos se depositarem e… mais dores e mais consistentes, mais uma vez a necessidade de água, muita água, para ajudar o corpo a eliminar toxinas prejudiciais. O excesso de peso, outra causa preocupante, o excesso de peso leva a uma sobrecarga da coluna vertebral e dos membros inferiores.
Como posso melhorar a minha saúde articular? A necessidade de corrigir a postura, torna-se evidente nestes casos. O principal objectivo é alternar as posições durante o dia de trabalho, ex.: informático (articulações da mão), fazer uma pausa de 1 ou 2 min. e apertar as bolas anti-stress, esticar todos os dedos sem estalar, não esquecer o mindinho (que costuma estar recolhido), se necessário passar as mãos por água morna ou frio se sentirem demasiado calor. É útil proteger bem as articulações doridas, ex.: ombros ou joelhos – existem uns “coletes” e joelheiras que de lã natural que aquecem e mantém o calor evitando a humidade e o desconforto, não se notam por baixo da roupa.
A Alimentação como já foi referido assume um papel importante como prevenção, um alimento pouco utilizado e de grande valor é o Aipo. Já vejo caretas. O Aipo pode ser colocado na sopa (ninguém nota) ou em fatias muito finas nas saladas, o benefício é enorme.
O Exercício além de mudar de posição obriga as articulações a lubrificarem, mas atenção, adapte sempre o tipo de exercício à sua condição física, não queremos agravar o problema. As Massagens são sempre uma óptima opção pois descomprimem os tecidos e tendões porque os aquecem naturalmente evitando a tensão e pressão exercida sobre eles.
A Acupunctura proporciona também um alívio eficaz sobre a tensão articular, promovendo a libertação da mobilidade da estrutura.
A Osteopatia é a técnica mais recomendada para a correcção de posturas e alívio articular, o terapeuta alivia e corrige, descomprime esses tecidos em redor e também todo o corpo, pois as articulações estão todas “ligadas” é necessário muitas vezes trabalhar toda a coluna, ombros e pernas, para o benefício final ser braços e mãos. Mais informação aqui.
Qualquer técnica de correcção é válida, cabe a si modificar, a alimentação, postura no emprego e exercício. Quanto às outras pode e deve juntá-las ao seu plano.
Com a colaboração da Irina Silva – Homeopata do site www.sounatural.com