Câmara tem a capacidade para captar 25 quilómetros quadrados a 6 Kms do solo
E se juntássemos 368 câmaras de smartphones de 5 Mpx e criássemos uma fotografia? Parece um conceito futurista mas a verdade é a agencia DARPA já dispõe de um modulo que reúne 368 sensores de imagem capazes de criar a imagem com a maior resolução de sempre.
Sob a coordenação do Exercício dos Estado Unidos, a agencia DARPA fez uma pequena demonstração do ARGUS-IS (Autonomous Real-Time Ground Ubiquitous Surveollance – Imaging System) a 20.000 pés de altitude (cerca de 6kms) e os resultados foram simplesmente fantásticos.
ARGUS-IS é provavelmente a plataforma de vigilância com mais resolução do mundo. Para demonstração, a agencia DARPA recorreu a um UAV (unmanned aerial vehicle – Veículo Aéreo não Tripulado “drones”), integrou o sistema ARGUS-IS e captou um conjunto de imagens de alta definição a cerca de 6 Kms do solo.
Esta super plataforma de vídeo/imagem foi desenvolvido por Yiannis Antoniades, um engenheiro da DARPA e permitirá, por exemplo, registar e detectar, na perfeição, tudo o que se passa na terra, a partir de cerca de 6 Kms de altitude, sendo que cada imagem poderá representar uma área de 25 quilómetros quadrados.
Nota: carregue na imagem para ver o nível de detalhe
Esta plataforma de vigilância tem a capacidade de funcionar em tempo real e poderá armazenar cerca de 1 milhão de terabytes (ou seja, 1 exabyte) em vídeo por dia. A precisão é tal, que o ARGUS-IS tem a capacidade de seguir e monitorizar objectos com apenas 15 centímetros, com por exemplo um rato ou um pássaro. De referir que o sistema tem a capacidade monitorizar cerca de 65 alvos em simultâneo.
Aqui fica um pequeno video sobre o ARGUS-IS
1.8 gigapixel ARGUS-IS. World’s highest resolution video surveillance platform by DARPA
Impressionados com tanta qualidade de imagem?