Pplware

Árctico canadiano perdeu…

enorme camada de gelo! Apesar de o fenómeno ter acontecido em 2005, só agora os cientistas revelaram mais informações sobre o desprendimento de um gigantesco bloco de gelo. Imagens captadas por satélite revelam uma enorme ‘ilha gelada’ à deriva no mar. Actualmente, o icebergue tem cerca de 48 quilómetros. Um extenso bloco de gelo flutuante, pertencente à camada de Ayles (um dos seis únicos bancos de gelo existentes no Canadá), localizado a nordeste da costa da ilha Ellesmere, desintegrou-se no dia 13 de Agosto de 2005.

O fenómeno foi documentado com inúmeras fotografias captadas por satélites da NASA, mas só agora os cientistas decidiram publicar estas imagens. A separação desta enorme camada de gelo terá mesmo causado um pequeno terramoto, informaram especialistas da Universidade do Quebec. A enorme “ilha de gelo”, que actualmente se encontra à deriva no Árctico, tem aproximadamente 50 quilómetros, noticiou a National Geographic (NG).

Nos últimos anos, os peritos têm vindo a discutir os factores associados a este e a outros fenómenos análogos. Desde logo, o degelo e o consequente aumento do nível do mar tendem a ser cada vez mais associados ao aumento da temperatura média do planeta. E esta explicação parece não estar a ser posta de lado para explicar este gigantesco desprendimento de gelo na Península Árctica canadiana.

Luke Copeland, da Universidade de Otava, não descarta a possibilidade de este evento estar relacionado com o aquecimento global. Citado pela NG, o geógrafo é da opinião de que a separação do enorme bloco de gelo «corresponde a uma tendência a longo prazo».

À revista, Copeland lembrou que o Verão de 2005 registou a menor quantidade de gelo no Oceano Árctico. Também neste ano, a ilha Ellesmere sofreu o Verão mais quente desde 1960, com temperaturas de 2,1 graus C acima da média. A separação da camada de gelo em 2005 não foi, aliás, um evento geológico isolado. Aliado a uma estação anormalmente quente, ocorreu uma semana de sol intenso no final de Julho, que provocou uma série de derrocadas de terra.

Fonte: Ciberia

Exit mobile version