Depois de ontem ter apresentado a versão “consumer preview” do Windows 8, a Microsoft disponibiliza hoje a versão beta para download do Windows Server 8.
Esta nova relase da versão server do sistema operativo da Microsoft promete também trazer uma pequena revolução para o seu segmento, na continuação do que a Microsoft fez já com a versões Desktop do Windows 8.
O Windows Server 8 incorpora a experiência da Microsoft em construir e operar serviços de cloud pública, tais como o Windows Azure, de forma a disponibilizar um sistema operativo servidor que é todo ele otimizado para a cloud.
Este novo sistema operativo melhora dramaticamente os custos operacionais da gestão das TI, graças a uma melhoria da disponibilidade das infraestrutura de rede e armazenamento, além dos ganhos verificados com o facto de correr em hardware standard.
Por fim, o Windows Server 8 ajuda empresas de todas as dimensões nas suas operações de cloud públicas, privadas e hibridas, de modo a incrementar a velocidade de operação, poupar-lhes recursos e torna-las mais competitivas.
As novidades que a versão beta do Windows Sever 8 traz, prometem simplificar a gestão do dia-a-dia das empresas e torná-las capazes de responder às exigencias que têm.
A nova versão do HyperV consegue melhorar ainda mais os processos de virtualização. Consegue-se assim prepara assim com facilidade todos os processos de virtualização de máquinas para serviços e a colocação na Cloud de produtos de clientes, permitindo que partilhem infraestruturas de forma transparente e sem que os recursos colidam.
A vrtualização permite ainda a movimentação física de máquinas de forma transparente e sem quebras de serviço ou paragens desnecessárias.
O Windows Server 8 traz ainda soluções de disaster recovery e de alta disponibilidade baseadas em software, sem que para isso seja necessário recorrer a hardware especial e consequentemente mais caro.
Esta solução permite que se realizem operações de manutenção, de software e hardware de forma mais simples, com interrupções mínimas, graças a soluções distribuidas.
A evolução do Windows PowerShell e da gestão de servidores permite que a gestão de vários servidores seja concentrada numa única máquina, o que facilita a automatização e gestão dessas mesmas máquinas.
A nível do software que acompanha este server também foram realizadas melhorias. O novo IIS 8 traz várias melhorias a nível da segurança, a possibilidade de sandboxing entre aplicações e a capacidade de suportar ainda mais sites.
Se quiserem testar a versão Beta do Windows Server 8 devem verificar os requisitos de hardware necessários, registar-se para testarem essa versão e descarregarem e instalarem a versão disponibilizada, quer seja num ISO ou num VHD.