Pplware

Apresentada a primeira aplicação para o Chromecast

Foi na passada semana que a Google apresentou ao mundo um dos seus gadgets que mais interesse tem gerado. O Chromecast, aparelho que permite verem na vossa televisão qualquer vídeo de um conjunto de serviços, promete revolucionar a forma como as nossa televisões vão receber conteúdos.

No mesmo dia em que foi apresentado o Chromecast, a Google disponibilizou também a SDK que vai permitir aos programadores criarem as suas aplicações para o Chromecast e que vão permitir dar uma utilidade superior a este novo equipamento.

Com apenas poucos dias de disponibilização, surgiu hoje o anuncio da primeira aplicação independente criada para o Chromecast.

O lançamento do Chromecast, a um preço muito convidativo de 35 dólares, veio abrir as portas para uma variedade de potenciais aplicações e funções para este equipamento.

Para já a Google apenas permite que o Chromecast receba streams de vídeo da Internet, garantindo assim o fluxo de dados e libertando os dispositivos que iniciaram o stream do vídeo.

Não existe para já forma de enviar imagens ou vídeos directamente dos dispositivos para o Chromecast, mas a aplicação hoje apresentada contorna esta limitação e permite que os dados sejam enviados directamente dos dispositivos móveis para o Chromcast.

A aplicação foi desenvolvida por Koushik Dutta, criador de aplicações como o ClockworkMod Recovery, Helium, DeskSMS e muitas outras. Para já é possível com recurso a esta aplicação enviar para a televisão imagens ou vídeos, directamente a partir de qualquer dispositivo móvel com Android.

Para funcionar faz uso de um servidor web local para conseguir enviar os streams para o Chromecast. Desta forma consegue contornar a necessidade do Chromecast de receber os feeds de servidores web da Google.

Está prometido para breve uma nova aplicação que permitirá enviar, para além de vídeos e imagens, músicas e playlists.

Apesar de estar pronta e de poder ser já usada, a aplicação não pode ainda ser distribuída pois as regras da SDK ainda o proíbem.

Koushik Dutta criou o vídeo abaixo para mostrar a sua aplicação a funcionar de forma perfeita e para mostrar todas as suas potencialidades.

Estes desenvolvimentos trazem novas potencialidades ao Chromecast, recorrendo apenas às ferramentas que a Google disponibiliza para os programadores.

Está assim mostrado que algumas das limitações que apontaram ao Chromecast vão poder ser ultrapassadas de forma directa e sem recorrer a qualquer truque ou desbloqueio.

Espera-se para breve a disponibilização de novas aplicações que vão explorar ainda mais o que o Chromecast tem para oferecer.


Homepage: Chromecast

Exit mobile version