A especulação sobre o que a Microsoft se prepara para revelar ao mundo na sua apresentação surpresa marcada para hoje tem sido muito grande. Dá-se como certa a apresentação de um tablet que vai lançar a Microsoft no mercado destes equipamentos, preparando-se para fazer frente ao iPad da Apple e a todos os equipamentos de diversas marcas que assentam tudo na plataforma Android.
Durante o dia de hoje foi apresentada mais uma hipótese, que posteriormente foi desmentida, e que assentava na ideia de que a apresentação de hoje serviria para apresentar um tablet construído em parceria com a Barnes & Noble. Esta hipótese está já posta de parte, com o desmentido da própria Barnes & Noble.
Resta-nos apenas esperar pelo final da apresentação e vermos o que tem realmente a Microsoft para trazer de novo ao mundo da tecnologia.
Como dito antes, a expectativa sobre o que este evento vai trazer está muito elevada. Os rumores que foram surgindo no final da passada semana e durante o fim de semana vieram aguçar o apetite para esta apresentação.
As hipóteses apresentadas vêm lançar a Microsoft num caminho que até agora não tinha traçado, ao entrar em mercados que até agora não lhe traziam qualquer interesse. Limitavam-se a vender sistemas operativos para esses dispositivos e daí tiravam os seus dividendos.
A ser verdade o que tem estado a ser especulado, é uma entrada em grande numa arena que está ao rubro, com vantagem visível da Apple e do seu iPad.
Esperemos então pela conferência da Microsoft e vejamos o que esta tem para apresentar de novo. Acompanhem abaixo a nossa cobertura e vão colocando nos comentários as vossas opiniões sobre o que será apresentado e sobre o que entretanto acontecer.
Vídeo do evento
Evento
01:10 – A disponibilidade dos equipamentos é esperada aquado do lançamento oficial do Windows 8, em Outubro.
01:09 – As versões Pro fornecem modelos de 64GB e 128GB com preços comparáveis à classe Ultrabooks.
01:08 – Acerca da disponibilidade e preços, esperam-se modelos com Windows RT com modelos de 32GB e 64GB, onde o preço será dentro do já conhecido em equipamentos equipados com processador ARM.
01:05 – A Microsoft acaba de apresentar o seu tablet. Iremos em breve detalhar as suas características e as suas capacidades!
01:02 – E o evento termina!
01:00 – Mais um produto, a Surface Type Cover, é um teclado normal onde as teclas são premidas fisicamente. A Surface Touch Cover é um teclado táctil que, embora com relevos, funciona apenas de forma táctil.
00:56 – É possível interagir com o ecrã do dispositivo não só com o dedo mas também através de uma caneta digital.
00:54 – Há também uma versão com processador Intel Ivy Bridge Core i5, capaz de correr a versão normal do Windows 8. Portanto, processador Nvidia para Windows 8 RT (versão ARM) e processador Intel para a versão dita “normal”.
00:48 – O ecrã é Full HD, clear type, o suporte (kickstand) é bastante fino com 0.7mm, não chega sequer a 1mm.
00:42 – Entra Michael Anguilo e fala de alguns pormenores relacionados com a interacção e design do dispositivo.
00:42 – O processador ARM é produzido pela Nvidia (será Tegra 3?!).
00:41 – “Imagine se nós construíssemos estas capacidades do Surface e lhe juntássemos a possibilidade de utilização de aplicações que lhe são familiares”
00:40 – Como não poderia deixar de ser, possui câmaras fontal e traseira e tem uma saída HDMI.
00:37 – A capa trata-se de uma capa magnética com capacidade táctil para servir de teclado. Tem apenas 3 mm de espessura.
00:31 – Este é um dispositivo optimizado, obviamente, para Windows 8 (versão RT).
00:29 – Apresenta características como 9.3mm de espessura, porta USB 2.0, cantos redondos… Chassis em magnésio (VaporMag) e pesa apenas 576g.
00:25 – Ei-lo: um tablet Microsoft chamado “Surface”.
00:25 – “Algo novo, algo diferentes, é uma nova família de equipamentos computarizados pela Microsoft”.
00:24 – O Windows 8 pretende chegar a todos os utilizadores e não se pretendem que nenhum “cenário” fique a descoberto.
00:23 – Marcas como a HP, Lenovo, Samsung, Toshiba e outros, são os OEMs que levam a experiência de um PC até ao utilizador.
00:21 – Acreditamos que alguma intersecção entre os humanos e as máquinas podem ser mais bem feitas quando ambos os aspectos, software e hardware, são tidos em conta”, como um “package”.
00:20 – Fala-se do que a Microsoft já lançou em hardware: ratos, teclados, dispositivos sem fios, Xbox, Kinect….
00:16 – “Desenhámos o Windows 8 para o mundo que conhecemos, onde muitos computadores são “móveis”.
00:15 – Mil milhões de PCs com Windows actualmente em funcionamento, incluindo máquinas embebidas e estações de trabalho.
00:14 – Steve Ballmer faz uma retrospectiva do que se passou nos últimos anos: “vimos uma grande mudança”.
00:12 – Steve Balmer chega ao palco
00:07 – São apresentadas imagens que dão a ideia de um tablet com dois “ecrãs”
00:00 – Está a iniciar-se o evento
23:45 – Aguardamos que o evento se inicie…