Pplware

Apple vale mais que todos os bancos da Zona Euro

Empresa de tecnologia Apple vale agora mais que os 32 maiores bancos da zona Euro.

Embora seja uma afirmação sem surpresas, não deixa de ser impressionante o valor da Apple no mundo desenvolvido. Esta constatação resulta de uma acentuada queda do preço das acções dos bancos europeus, incluindo o banco espanhol Santander, o francês BNP Paribas, o alemão Deutsche Bank e o italiano Unicredit, comparando com o aumento constante da Apple, segundo dados da agência Thomson Reuters.

O mercado tecnológico é garantidamente o que mais mexe no mundo financeiro e comercial, isto numa altura que a banca atravessa uma crise mundial, havendo mesmo um forte abanão na banca norte-americana com a falências de alguns bancos.

Na passada sexta feira o índice dos bancos DJ STOXX da zona do euro caiu 4 por cento, desvalorizando os seus 32 membros em 340 mil milhões de dólares. Este valor é baseado na capitalização das acções de livre negociação no mercado (free float), o que para alguns bancos franceses em particular é menos do que 100 por cento.

Este índice caiu um terço desde o início de Julho, preconizado pelo medo da perda de milhões de dólares enterrados nos títulos das dividas dos governos da zona euro que poderão fracassar ao nível político na gestão de uma crise cada vez mais acentuada e sem soluções efectivas, permitindo que a crise se esteja a espalhar aos mais poderosos países da UE.

Os bancos da zona euro perderam três quartos do seu valor desde o pico em Maio de 2007.

A contrastar este cenário está a capitalização de mercado da Apple que subiu para 340 mil milhões de dólares, arrastado pelo sucesso dos tecnológicos, inovadores, que têm liderado o mercado, falamos do crescente mercado dos iPods, iPhones e iPads. [via]

Qual o benefício directo que a Apple tira da sua valorização nos mercados?

Exit mobile version