Pplware

Apple vai levar iTunes para o Android?

…e há também rumores que indicam que a Apple irá criar um concorrente do Spotify

O sucesso dos serviços está normalmente associado à simplicidade e suporte dos mesmos. Hoje em dia, as grandes empresas não se podem dar ao luxo de limitarem os seus serviços apenas ao seu ecossistema, devendo para isso dar suporte para as plataformas concorrentes.

Mas há cenários que, conhecendo o historial e a forte concorrência das empresas, podem parecer descabidos.

Já imaginou se a Apple pudesse lançar o iTunes para Android?  Segundo o site billboard, tal poderá acontecer nos próximos tempos.

De acordo com as informações avançadas pelo site BillBoard, a Apple está já a avaliar estratégias para conseguir ultrapassar os maus resultados de loja online iTunes, em especial nos EUA.

Nesse sentido, a Apple está a considerar várias estratégias multifacetadas que poderão passar pelo lançamento de um serviço de streaming (on-demand) que iria rivalizar com o Spotify mas também disponibilizar o iTunes para Android.

Robert Kondrk, chefe executivo do iTunes, referiu em tempos que o iTunes poderia vir a ganhar a funcionalidade de ter “janelas temporais, para  lançamentos exclusivos de álbuns, que poderão ser vendidos antes da chegada oficial dos albuns”.

Passados 3 anos após a morte de Steve Jobs, que como se sabe referia que os utilizadores nunca se iriam inscrever num serviço de musica,  a Apple vê-se obrigada a rever as suas estratégias para aumentar as vendas…ou melhor para obter mais receitas.

De acordo com os resultados do IFPI e RIAA, em 2013 as vendas de música caíram cerca de 4% à escala mundial…só nos EUA, as vendas digitais caíram cerca de 13%. No entanto, os serviços de streaming como o Spotify, Pandora e YouTube geraram US $ 1,4 biliões em subscrições, publicidade e licenciamento, um aumento na ordem dos 39% face a 2013. A receita proveniente de streaming de música cresceu 51% em todo o mundo mas os downloads caíram em 2,1%.

Tais resultados mostram que os utilizadores têm aderido em força aos serviços de streaming de musica e que os serviços de download têm perdido adeptos.

Tais resultados mostram que os utilizadores têm aderido em força aos serviços de streaming de musica e que os serviços de download têm perdido adeptos. Com o iTunes a continuar a liderar como serviço de venda de musica e a corresponder a cerca de 40% da receita de musica só nos EUA, qualquer decisão sobre o modelo do negocio poderá ter um impacto significativo (bom ou mau) sobre os modelos de negócios das outras empresas.

Por enquanto nenhuma das informações foi ainda confirmada pela Apple, mas a verdade é que a Apple, face aos resultados, têm de agir e encontrar as melhores soluções para se manter líder e adaptar a este segmento. Relativamente à disponibilização do iTunes para Android, esta seria uma boa estratégia por parte da empresa de Cupertino, já que o Android lidera isolado no segmento dos dispositivos móveis e daí (provavelmente) o sucesso dos serviços de musica concorrentes, já que disponibilizam um cliente para a plataforma da Google.

No entanto, o site Billboard refere tabém que o processo de levar o iTunes para para Android não é simples, já que carece, como é óbvio, da autorização do Google.

Exit mobile version