Apple ultrapassa a Microsoft e passa a ser a maior empresa de tecnologia nos mercados bolsistas.
Esta realidade estava longe de se vislumbrar, na verdade o mercado das tecnologias tem estado em alta pelo forte desempenho de marcas como a Apple. Segundo a Business Insider o valor de mercado da Apple ultrapassou a sua arquirrival Microsoft nas últimas semanas.
As alterações nos valores dos preços das acções das duas empresas, deixou ontem a Apple a transaccionar as suas acções num valor total de 222 mil milhões de dólares, enquanto a Microsoft está agora avaliada pelos investidores em 219 mil milhões de dólares.
No entanto, a Microsoft goza ainda de maiores lucros que a Apple. Os dados mais recentes da Microsoft apontam para um lucro líquido anual de 14,6 mil milhões de dólares contrastando com os 5,7 mil milhões de dólares da Apple.
Estes números são para a Apple um marco histórico, assim como nos finais da década de 90 foi a ameaça de falência. O sucesso do iPod, em 2001, que foi um importante segmento conquistado pela Aple, o sucesso do iPhone em 2007, as constantes valorizações da Apps Store, passando pelo crescente mercado Macbook e ao recente sucesso do iPad, criou todo um hype à volta da empresa de Cupertino, potenciando uma generalizada confiança entre os investidores.
Estes valores importam pelo presente, no entanto é de assinalar a constante oscilação dos mercados bolsistas, podendo estes valores sentir variações contestantes fruto de uma situação económica mundial instável. A Microsoft tem também uma maior receita anual, este valor no último ano foi de 58.4 mil milhões de dólares face à receita da Apple de 36,5 mil milhões de dólares.
No entanto, a Apple é neste momento a segunda maior empresa em termos de capitalização bolsista nos Estados Unidos da América e a mais valiosa no mundo da tecnologia liderando um mercado onde gravitam gigantes como a IBM, Sony, Dell, entre outras. BBC