Pplware

Apple regista Patente de protecção do nosso perfil de utilizador

A Apple tem uma estrutura de trabalho que vai muito mais além do simples “criar dispositivos”, quem conhece e usa um sistema com vários dispositivos e serviços sabe que há um interesse contínuo na satisfação do cliente e na fidelidade do mesmo para futuro. Não admira que a Apple tenha intenções para proteger o perfil do seu cliente quando este navega na Internet. São dados privados que alguém deverá salvaguardar.

São conhecidas imensas tentativas para “impermeabilizar” os dados que necessitamos para navegar na web e que acabam nas mãos de “serviços” não fidedignos, desencadeando spam e muitas outras manobras menos lícitas de aproximação do consumo do utilizador.

Surgiram agora evidências que a Apple registou uma patente para protecção do nosso perfil de utilizador na web.

Apareceu recentemente na web uma nova patente da Apple que, estando longe de apresentar qualquer dispositivo ou aplicação, mostra um sistema nada convencional para proteger os nossos dados pessoais quando navegamos pela Internet. A ideia é criar clones da nossa identidade pessoal de forma inteligente para que os serviços da Internet os valide como os nossos dados habituais.

Este sistema funciona criando vários clones do nosso perfil e funde os dados verdadeiros com dados falsos para gerar outros dados que sejam confundidos com os nossos reais. As páginas da rede recolhem esses dados falsos, protegendo os nossos hábitos e identidade. Desta forma estaremos longe do alcance dos serviços de publicidade não solicitada.

Desta forma, estes dados colectados seriam de difícil crivo e deixaria de ser vistos como fidedignos para aqueles que, de forma danosa e sem autorização, recolhem dados para apurar a publicidade dirigida e que nos inundam as nossas contas de mail e serviços conexos.

Como podemos ver no esquema da imagem em cima, a patente faz sentido, no entanto ainda não passa disso, eventualmente até será já usadas pelos funcionários da Apple, no browser Safari, mas faz sentido que o futuro traga mecanismos protectores da vida privada das pessoas. Cada vez temos mais “vida” na web e é necessário que os nossos dados sejam salvaguardados. [via]

Será possível esta patente criar um sistema seguro de navegação?

Exit mobile version