A Apple procura constantemente reinventar os seus produtos e trazermos inovações que entende serem essenciais aos utilizadores, nas mais diversas áreas onde estes se posicionam e interagem.
Algumas ideias podem parecer mais descabidas, mas acabam por encontrar o seu espaço e tornarem-se corriqueiras. A mais recente patente que a Apple viu agora aprovada, procura resolver o problema de enviar mensagens e andar ao mesmo tempo.
A solução que a Apple patenteou pretende acabar com o problema que tantas vezes assola os utilizadores dos dispositivos móveis. A escrita e recepção de mensagens enquanto se deslocam a pé, sem prestarem a atenção necessária ao ambiente que os rodeia e com os perigos inerentes a essa situação.
A forma que a Apple encontrou para este problema é bastante simples, e talvez nada original. Ao utilizar a câmara traseira dos seus dispositivos e apresentando essa mesma imagem no fundo da aplicação de mensagens, o utilizador acaba por ter visível e no seu campo de visão e atenção, tudo o que se passa à sua frente, conseguindo assim evitar objectos, pessoas ou outros perigos que entretanto surjam.
Claro que esta funcionalidade não estar sempre activa e ficará a cargo do utilizador a escolha do momento em que pretende ter uma visão do que se passa à sua frente.
A integração do vídeo no fundo da aplicação será tal que até mesmo os balões de mensagens podem ter o fundo transparente e assim apenas o texto ocupará o ecrã, para além do vídeo recebido da câmara.
Esta patente da Apple estava submetida desde o ano de 2012 e apenas agora foi aprovada. A descoberta desta patente foi obra do site Apple Insider, que a descobriu na lista de patentes recentemente atribuídas.
Este conceito de aplicações não é novo e já desde 2010 que existem aplicações que fazem o mesmo quer no iOS quer no sistema operativo da Google. Um exemplo de uma aplicação destas é o Type n Walk.
Mesmo essas aplicações apenas implementam uma pequena parte do que a Apple se propõe trazer com esta nova patente e por isso não se prevêem problemas legais associados.
A Apple está preocupada com os utilizadores dos seus equipamentos móveis e assim consegue que estes estejam protegidos quando estão a enviar ou receber mensagens.
Mas será que a distracção será contornada com esta ajuda ou ela vai simplesmente ser ignorada em detrimento da conversa? Só o tempo o dirá!