Pplware

Apple quer inventar bicicletas inteligentes “smartbikes”

Como amante do desporto do pedal que sou, mais concretamente do BTT, não podia deixar passar esta notícia. Ao que parece, o grande Steve Jobs quer entrar mercado das bicicletas (não estivessem estas na moda), e assim conquistar mais um segmento.

O anúncio/descoberta foi feita pelo site Patently Apple que ao que tudo indica, a Apple registou patentes relativamente a um sistema digital que permite ao ciclista controlar todas as suas pedaladas.

Através dos documentos associados a patente pode-se verificar que o sistema tem a capacidade de monitorizar toda a informação do ciclista e ambiente como por exemplo: o batimento cardíaco, distância percorrida, aceleração, velocidade, inclinação, cadência, altitude, força do vento, tempo, elevação, entre outros parâmetros.

O documento refere ainda que ou o iPod ou o iPhone serão usados como sistema primário, permitindo que o ciclistas partilhem essas informações com outros elementos do grupo. O sistema fornecerá também informações ao ciclista, sobre a sobre performance ao longo do percurso.

Como podemos ver pela Fig. 1 da patente, a bicicleta incluirá alguns sensores para monitorizar os diferente componentes da mesma. Todos os dados serão recolhidos por um iPod ou IPhone (140), que se encarregará de os disponibilizar na cloud através de tecnologias como GPRS, CDMA, EV-DO, EDGE, 3GSM, DECT, IS-136/TDMA, iDen, LTE , entre outras.

Relativamente aos sensores e respectiva monitorização, as Fig.3, Fig 4, Fig5 ilustram o protótipo de funcionamento e respectiva apresentação dos dados.

Através de um sistema colaborativo de comunicação, os ciclistas podem saber exactamente onde se encontram os outros ciclistas, assim como as suas performances ao longo do percursos.

Apple credits Jesse Dorogusker, Anthony Fadell, Andrew Hodge, Allen Haughay, Jr., Scott Krueger, James Mason, Donald Novotney, Emily Schubert Policarpo Wood and Timothy Johnston as the inventors of this patent application which was originally filed in Q1 2009

A nós resta-nos esperar, a ver se o projecto é concretizado. Como ciclista, penso que a ideia é fantástica e com os equipamentos que já se usam hoje, tudo indica que o futuro será por aqui. Basicamente irá centralizar todas as informações numa só aplicação/cloud. Para quem quiser saber mais sobre esta patente da Apple, aconselhamos a lerem o artigo na pagina original no link abaixo disponibilizado.


Homepage: Patently Apple

Exit mobile version