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Apple perde tentativa de eliminar marca my|phone nas Filipinas

A gigante de Cupertino estende a sua ação por todos os cantos do mundo e o branding é coisa séria. Agora foi a vez de tentar impedir que uma operadora Filipina continuasse a comercializar dispositivos com o nome my|phone… mas perdeu o caso.

As razões são fáceis de entender e nem sempre o poder e o dinheiro se sobrepõe ao direito adquirido.

A Apple perdeu um caso de registo de marca nas Filipinas que iria obrigar uma fabricante local a deixar de vender os seus dispositivos no país com o nome de “my|phone”.

Estes telefones são produzidos por uma empresa que se chama Solid Broadband que foi a primeira marca a produzir telemóveis nas Filipinas, isto já em 2007. Na altura, a empresa tinha apenas 3 modelos. Actualmente, são mais de 40 modelos que estão no mercado e têm tido uma aceitação forte neste país.

Quando a empresa Solid Broadband tentou registar o nome “my|phone” nas Filipinas, a Apple opôs-se referindo que o nome era facilmente confundido com iPhone, por ser muito similar em termos fonéticos e que iria gerar confusão no consumidor. Enquanto a Agência de Propriedade Intelectual das Filipinas avaliava o pedido da Apple, o seu director tecia fortes criticas à empresa de Cupertino.

Nathaniel Arevalo disse que a gigante americana “tentava reclamar território que não lhe pertencia”. O director do organismo referiu então que “não haveria confusão alguma entre a marca my|phone (da empresa Solid) com a marca iPhone (da empresa Apple).”

A Apple tem agora 30 dias para recorrer da decisão (após receber o documento com esta decisão do organismo). Caso a Apple não recorra ou expirem os 30 dias, o caso fica encerrado.

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