Pplware

Apple lança página de estado dos seus serviços

Depois de se ter firmado no desenvolvimento de hardware, posição que ocupa de forma destacada, a Apple começou a repensar a sua estratégia e viu que a melhor forma de unificar todos os equipamentos era criar e desenvolver o seu proprio ecossistema de serviços que estão ligadas aos equipamentos pelas aplicações que os servem.

Por vezes esses serviços têm problemas e não é simples aos utilizadores despistarem a sua origem e a sua causa. Para facilitar este processo e transmitir informação útil sobre esses mesmos serviços, a Apple lançou a sua página de estado dos seus serviços.

Esta página pretendem ser o local onde os utilizadores vão obter informações sobre o estado dos serviços que a Apple disponibiliza e onde poderemos ver os problemas passados e ter acesso a informação adicional.

A informação disponibilizada e os respectivos serviços está dividida em três áreas principais e que cobrem todas as zonas de actuação dos serviços Apple.

Temos os serviços, onde podemos encontrar o iMessage, o Siri ou o Maps, por exemplo. Depois temos as Stores, onde estão todas representadas a App Store, a Mac App Store ou a iTunes Store, entre outras. Por fim temos todos os serviços que o iCloud disponibiliza, onde podem ver o Mail, Contacto ou o Find My Friends.

Cada um desses serviços que está a ser monitorizado tem associado um ícone que indica o seu estado. São apenas 2 os possíveis e ou é marcado com um OK (quadrado verde) ou com um Alerta (triângulo laranja).

Caso detectem algum problema que não esteja representado no mapeamento dessa página, é possível contactar o suporte da Apple e reportar esse problema.

A segunda parte da página mostra com detalhe o histórico de problemas detectados e disponibilizados ao longo do tempo nesta página.

Podem navegar no histórico e verificar quais os serviço que tiveram problemas e durante quanto tempo. É apresentada uma escala horária e é mostrado o tempo em que esse problema esteve a acontecer.

É ainda dada informação adicional sobre o problema e que utilizadores ou funções foram afectadas.

A disponibilização desta informação a todos os utilizadores irá facilitar o despiste de problemas e de situações anormais por parte dos utilizadores, dando-lhes acesso imediato ao seu despiste e à sua origem.

Esta não é uma ideia nova e outros gigantes da Internet já o fazem com os seus serviços, mas é uma excelente informação para todos os que utilizam diariamente os serviços que a Apple disponibiliza.


Homepage: Apple Services, Stores, and iCloud

Exit mobile version