Pplware

Apple irá adquirir a TomTom?

Na passada quarta-feira o preço das acções da TomTom subiu 5,65% para €4,06 – o maior valor desde 15 de Outubro – depois de um analista da Rabobank afirmar que a Apple poderia fazer uma OPA à TomTom, relatou a Bloomberg. Até à data, a TomTom subiu 33% durante 2012 e vale 901 milhões de euros.

A empresa holandesa é a maior fabricante de hardware e software GPS, mais recentemente para o iPhone 5 da Apple. Se relembrarmos o desastre dos mapas do iOS 6, será esta uma possível jogada da gigante de Cupertino?

O grande dia do mercado de acções chegou quando Hans Slob, um analista da Rabobank, afirmou que haveria 30% de probabilidade da Apple adquirir a empresa holandesa. “A TomTom precisa do dinheiro da Apple e a Apple precisa do know-how da TomTom”, afirmou Slob no relatório de investigação pela Bloomberg.  O analista detém uma recomendação de compra para a TomTom, provocando o aumento do preço estimado das acções 38% para 5€.

Esta notícia chega numa altura em que a Apple é pressionada a corrigir o seu software de mapas, largamente criticado pelas suas falhas. De acordo com a Bloomberg, os utilizadores têm-se perdido das suas rotas, além da falta de indicações para rotas de transportes públicos.

A Apple desculpou-se de imediato pelos problemas descobertos em Outubro, mas estes estão longe de acabar. Recentemente, os seus mapas revelaram-se anedoticamente inúteis para os utilizadores australianos, conta o The Register:

Mesmo quando a Apple pensava que a situação não podia piorar para a sua aplicação malfadada, que tem levado motoristas para o deserto enquanto procuravam a cidade de Mildura, o The Register revela outra peculiaridade que envia viajantes para um destino ainda menos acolhedor.

O sítio em questão é Mount Isa, uma cidade no interior de Queensland. Famosa pelas suas minas colossais e instalações, a cidade tem cerca de 23.500 habitantes.

Mas mesmo o tamanho gigante da cidade não explica porque é que o iOS 6 mapeia locais da cidade no ponto indicado em baixo, o que parece estar a milhas de qualquer coisa de importante. O Google Maps, para que conste, mapeia a estrada mais próxima do local indicado pela Apple como estando a 141 km da baixa de Mount Isa.

Podendo ser uma vitória para a Apple, não se sabe se a TomTom estará interessada. Em Outubro, o CEO da TomTom Harold Goddijn, um dos fundadores da empresa, declarou a independência da empresa depois de analistas preverem a privatização através de financiamento externo.

A Apple não comentou estes acontecimentos e o preço das acções desceu 0.32%, para 539,46 dólares. [via]

Exit mobile version