O organismo norte-americano que tutela as patentes, garantiu ontem, dia 25 de Outubro de 2011, a patente do gesto “unlock”, o Desbloquear existente no iPhone, iPod Touch e iPad à Apple.
A patente 8,046,721 é “banal” no contexto tecnológico, mas é suficientemente importante nos Estados Unidos para ser considerada uma função especial nos dispositivos com ecrãs sensíveis ao toque.
A descrição da patente 8,046,721 é extremamente simples e ambígua, tal como toda e qualquer patente deve ser, estado registada com o texto abaixo:
O dispositivo será desbloqueado quando no ecrã for feito um gesto predefinido para esse mesmo dispositivo. O dispositivo apresenta uma ou mais imagens da acção desbloquear onde nessa área está predefinido o gesto a realizar. É dessa forma que o dispositivo fica desbloqueado.
Essa imagem deverá conter uma forma por onde o gesto terá de ser feito e estar devidamente identificado. Feito esse caminho indicado, a acção resultará no desbloqueio, estando agregados à imagem e ao sistema todo o movimento necessário para o efeito. Essa imagem deverá conter também pistas ou indicações para que seja feito o devido gesto, o utilizador deverá ter indicações de qual o gesto a usar.
São estes pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e, depois de estar em causa esta patente, entre muitas das acções que a Apple tem contra a Samsung, este gesto está garantido como patente Apple.
Em resumo, para ser considerado válido o gesto, fazem parte do registo da patente os seguintes requisitos.
- Desbloquear um dispositivo usando um gesto aplicado num ecrã sensível ao toque;
- Apresentar um ícone a mostrar onde deverá ser feito o gesto;
- Desenhar um ícone que mostre onde e em que direcção deve ser feito o gesto de deslizar o dedo para desbloqueio
- Fornecer indicações visuais para os utilizadores terem a percepção da acção de desbloqueio;
… e com estes dados pormenorizados a patente define o gesto como único!
Claro que este tipo de gesto ou de requisitos podem ser aplicados a muitas funcionalidades similares em outros sistemas operativos, principalmente no Android. São requisitos tão comuns que, registada esta patente nos Estados Unidos, poderá abrir uma série de outras questões de propriedade intelectual
Como podem ver na imagem em cima, tudo está devidamente explicado e, acredito, que será mais uma frente de batalha jurídica a entrar nos tribunais. [via]