Concorrentes em alguns segmentos mas muito unidas em algumas áreas! Segundo o Financial Times, a Apple e a Samsung estão a trabalhar com a GSMA (representante das operadoras móveis) com o objectivo de lançar um E-SIM (embedded SIM) card.
O objectivo é que um utilizador possa mudar de operadora de forma instantânea.
De acordo com a Apple e a Samsung os cartões SIM tradicionais não são flexíveis. Com os novos cartões E-SIM, os consumidores terão a liberdade de escolher instantaneamente, sem complicações, qual a operadora que pretendem.
A juntar às empresas tecnologias estão também já várias operadoras como a AT&T, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Whampoa, Orange, Telefónica e Vodafone que se dizem prontas para adoptar o E-SIM.
Tendo em conta todas as alterações que este novo “sistema” possa implicar, é expectável que só em 2016 hajam novidades relativamente a este cenário. De acordo com a presidente executiva da GSMA, Anne Bouvert, nesta fase é fundamental finalizar todas as especificações técnicas que serão depois implementadas durante o desenvolvimento destes novos cartões direccionados para os consumidores.
Via Financial Times