…Refere Wozniak, co-fundador da Apple
O co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já nos habituou às suas habituais críticas aos produtos e serviços da empresa que ele próprio ajudou a desenvolver.
No inicio desde ano, Wozniak ‘chocou’ os utilizadores do iPhone ao referir que o Android era melhor que o smartphone da Apple. E em Junho voltou a fazer notícia quando afirmou que a grande aposta para o iPhone 4, o Siri, havia ficado menos inteligente após a compra da Apple.
Assim, e após o lançamento do iPhone 5, onde Wozniak foi um dos primeiros na fila de espera, o co-fundador da Apple volta às criticas dizendo que a Apple é uma empresa arrogante, e que o ecrã deste novo smartphone deveria ser mais largo.
Numa recente entrevista cedida nesta quarta-feira ao site sul-africano TechCentral, Wozniak voltou a ser notícia pelas suas declarações polémicas.
O co-fundador da Apple referiu que a Apple é uma empresa arrogante e que o ecrã do iPhone 5 deveria ser mais largo. Wozniak disse ainda que as pessoas não reclamam dos ecrãs maiores dos produtos Android.
Wozniak afirma mesmo que “Parte de mim deseja que a Apple não tivesse sido tão arrogante, e se sentisse como ‘somos os únicos com a pista certa’”. Queria que eles tivessem desenvolvido uma versão mais larga (do iPhone 5).”
Relembrámos que o iPhone 5 aumentou o seu tamanho apenas em altura, mantendo a mesma largura que o modelo anterior, o iPhone 4S.
Wozniak critica a decisão dizendo que “Acho que a Apple se enganou a si mesma ao dizer ‘Ah, o utilizador consegue aceder a tudo com o dedo grande’ […] Não vejo o problema de se utilizar um ecrã mais largo. Mas a Apple usou isso como uma acção defensiva porque todos os outros fabricantes têm ecrãs mais largos.”
“Nem todas as pessoas querem a mesma coisa. Muitas pessoas gostam de ecrãs grandes”, afirma Wozniak.
Já relativamente ao SO da Microsoft, Wozniak não tem dúvidas e afirma que “odeio usar Windows, mas não tenho esse sentimento face ao Android”.
Wozniak adianta ainda que gostaria que o iPhone fosse um produto mais aberto, e que gostaria de ver o iTunes alargado para outras plataformas como no Android, e deixa críticas à guerra de patentes entre Apple e Samsung.
Aceda à entrevista completa aqui.
Tem Wozniak razão nas suas declarações? Ou só quererá protagonismo?