217,1 milhões de tablets vendidos em 2013
Durante o ano de 2013 foram várias as noticias que deram conta que a Apple estava a ser ultrapassada no segmento dos tablets (especialmente pela Samsung). A informação publicada dava conta que os tablets Android pequenos estavam a ser um fenómeno de vendas e que inclusive os tablets Android já vendiam mais que iPads.
Em período de balanço do ano de 2013, o estudo divulgado hoje pela IDC mostra claramente que a gigante Apple continua a liderar no segmento dos tablets.
Segundo dados preliminares divulgados hoje pela consultora IDC, no quarto trimestre de 2013 venderam-se no total 76,9 milhões de tablets. Tais valores significam um crescimento de 62,4%, comparativamente ao terceiro trimestre, e um crescimento de 28,2% para o período homologo de 2012.
Como podemos ver pela tabela seguinte, a Apple dominou o mercado de vendas do quarto trimestre de 2013 com 33,8% o que corresponde a 26 milhões de unidades vendidas. A Samsung segue em segundo lugar com 18.8% (o que corresponde a 14,500 milhões de equipamentos vendidos), Na lista figuram ainda empresas como a Amazon, Asus e a Lenovo.
Enquanto as taxas de crescimento do mercado permanecem com um crescimento impressionante,os dados revelam que tem havido uma desaceleração significativa do mercado global ano a ano. Tom Mainelli, Director da IDC, refere que tal cenário se deve aos níveis de saturação do mercado deste segmento e que nem o crescimento nos mercados emergentes foram suficientes para sustentar as taxas de crescimento dramáticas, em todo o mundo, nestes dois últimos anos. No entanto há a esperança que tal cenário mude com a ajuda do investimento, relativo a aquisição de equipamentos, que vem do segmento empresarial.
It’s becoming increasingly clear that markets such as the U.S. are reaching high levels of consumer saturation and while emerging markets continue to show strong growth this has not been enough to sustain the dramatic worldwide growth rates of years past. We expect commercial purchases of tablets to continue to accelerate in mature markets, but softness in the consumer segment—brought about by high penetration rates and increased competition for the consumer dollar—point to a more challenging environment for tablets in 2014 and beyond.
No que se refere a Apple, a empresa de Curpertino teve um crescimento fantástico neste último trimestre, alcançando um recorde de 26 milhões de unidades vendidas ,como referido. Apesar de alguns períodos de quebra, o gráfico seguinte mostra que a Apple teve bons momentos de crescimento.
Tendo em conta os números apresentados pela IDC, é importante salientar que os mesmos se referem a unidade colocadas no mercado e não propriamente o número de vendas realmente efectuadas. Este é um estudo ainda preliminar mas que estará muito próximo da realidade. Se por um lado a Samsung lidera no segmento geral dos dispositivos móveis e fortemente no segmento dos smartphones, no segmento dos tablets tudo muda… com a concorrente Apple mostrar que está de “pedra e cal” e forte para o futuro.
Será que a Apple voltará a conquistar o mercado dos smartphones?