Era inevitável. Depois de ter sido descoberta uma nova forma de fazer jailbreak aos dispositivos que usam o IOS, a Apple tinha de resolver o problema que o permitia. A forma de fazer este jailbreak foi anunciada no Pplware e era tão simples como aceder a uma página web para a instalação da aplicação Cydia.
Enquanto a versão 5 do IOS não é disponibilizada, a Apple não teve mais nada para apresentar nesta sua nova versão e limitou-se a resolver os problemas que recentemente apareceram. A nova versão do IOS, com o número de versão 4.3.4 está disponível para download através do iTunes.
Segundo a informação que é disponibilizada no site da Apple, esta nova versão do IOS, corrige apenas três problemas detectados nas versões anteriores do IOS. Dois deles estão relacionados com problemas com PDF’s e que permitiam o jailbreak.
Cada um dos problemas foi resolvido e a nova versão traz essa resolução para os dispositivos que usam o IOS. A Apple, como é natural, recomenda a actualização para a versão mais recente, por forma a serem aplicadas todas as novas actualizações de segurança.
CoreGraphics
Impact: Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution
Description: A buffer overflow exists in FreeType’s handling of TrueType fonts. Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution.
CoreGraphics
Impact: Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution
Description: A signedness issue exists in FreeType’s handling of Type 1 fonts. Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution.
IOMobileFrameBuffer
Impact: Malicious code running as the user may gain system privileges
Description: An invalid type conversion issue exists in the use of IOMobileFrameBuffer queueing primitives, which may allow malicious code running as the user to gain system privileges.
Lembramos que o jailbreak que estava disponibilizado para a versão anterior do IOS dependia desta vulnerabilidade no leitor de PDF’s e que caso efectuem a actualização para esta nova versão perdem a possibilidade de terem o vosso iPhone desbloqueado.
Ponderem se pretendem actualizar o vosso iPhone, iPad ou iPod Touch e actualizem se acharem que se justifica. Não estão presentes novas funcionalidades ou alterações gráficas.
Esta versão, tal como é normal, tem mais de 600MB. Lembrem-se de fazer uma cópia de segurança dos vossos conteúdos e aplicações antes de realizarem a actualização do IOS.
Volta a estar lançada a corrida para a disponibilização de uma nova forma de fazer jailbreak aos iDevices. Quanto tempo demorará esta versão (e até a nova versão 5) a ser quebrada?
Artigos relacionados:
- Jailbreakme.com – Jailbreaking pela Cloud “liberta” iOS4!
- Guia: Jailbreak ao seu iPad, iPhone e iPod Touch