Pplware

Apple desliga MobileMe já no próximo dia 30

…e sugere-lhe o que fazer para abandonar o serviço.

Faltam apenas dois dias, mais coisa menos coisa, para que a Apple encerre o seu antigo serviço de mail e não só, o MobileMe. A Apple fez saber que o encerramento é definitivo e a informação que tiver dos utilizadores, será apagado para sempre, não havendo forma de recuperar.

Esta informação foi veiculada há mais de um ano, aquando do lançamento do iCloud, onde a Apple fez saber que parte dos serviços seriam portados para o novo serviço cloud. Desde há vários meses para cá, os utilizadores do serviço MobileMe estão a receber avisos para que descarreguem toda a informação das suas contas e, caso não o tenham, subscrevam o serviço iCloud da Apple.

Em Junho do ano passado, a Apple dava a conhecer o serviço iCloud e estendia aos seus clientes do serviço MobileMe a data de renovação, desta vez para o novo serviço:

Your MobileMe subscription will be automatically extended through June 30, 2012, at no additional charge. After that date, MobileMe will no longer be available.

Passado o tempo dado pela Apple, serviços como o iDisk, iWeb e Galeria ficam sem “correspondência” directa nos serviços Apple. Vários outros serviços, como o Dropbox, começaram já a “assediar” os clientes Apple, e que tenham simultaneamente o Dropbox instalado no computador, a migrar as fotos para o novo serviço do Dropbox que substitui o serviço Galeria e, também, migrar os ficheiros para o espaço do serviço Dropbox substituindo o iDisk dessa forma.

Caso não consiga ter no seu Mac o mais recente sistema operativo da Apple, o Lion, então poderá necessitar de um serviço de sincronização da sua conta de calendário e agenda, precisará mesmo algo que possa substituir o Encontrar o meu Mac, para saber onde pára o seu Mac. Existem alternativas, a Google permite, por exemplo, um serviço muito bom de sincronização entre a conta do Gmail e o Calendário do Mac OS X Leopard e Snow Leopard e o Prey é uma ferramenta muito capaz para “descobrir” o rasto do seu computador, caso o tenham roubado.

Outra funcionalidade interessante oferecida no serviço MobileMe era a edição e alojamento de páginas web que poderia ser feita pelo iWeb. Uma aplicação e serviço muito capazes para auxiliar pessoas a editar e alojar sites de forma simples e com acompanhamento passo a passo. Esta funcionalidade também vai acabar. Aqui também podemos usar o Dropbox para alojar, até deixamos aqui no PPLWARE um guia para o fazer.

Mas estas são apenas sugestões práticas que deixamos. Existem muitas outras que podem auxiliar o utilizador do MobileMe a migrar sem perder conteúdos. A esperança é que a Apple coloque estes serviços e produtos também no iCloud, conseguindo desta forma interagir com outras ferramentas…e a ser verdade, o utilizador ganharia um fantástico universo de possibilidades.

Exit mobile version