A Apple tem estado muito ocupada a desenvolver o que será a nova versão do sistema operativo dos seus iDevices. O iOS 5 está praticamente pronto, tendo já sido disponibilizado para todos os que fazem desenvolvimento a versão 6 do que será o iOS 5.
Vão surgir alterações significativas face ao que temos agora no iOS 4 e muitas delas já foram descobertas. Uma das alterações que não foi tão visível e que foi descoberta há dias é a possibilidade das aplicações usarem o UDID, identificador único dos equipamentos.
Este UDID é um identificador único que cada dispositivo Apple tem e que o permite identificar de forma unívoca. Até agora este identificador estava a ser usado por muitas aplicações para permitir identificar os utilizadores, por exemplo para a exibição de publicidade ou para outros fins similares. Algumas aplicações enviavam esse identificador de forma clara para os seus serviços e outras faziam uma pré-cifra para que este não estivesse visível.
A Apple resolveu agora deixar de disponibilizar dentro do iOS o acesso a este registo alfanumérico, por forma a garantir alguma privacidade aos utilizadores dos seus equipamentos. Indicou que cada programador deve criar os seus próprios identificadores, da forma que bem entenderem.
Deprecated in iOS 5.0
uniqueIdentifier
An alphanumeric string unique to each device based on various hardware details. (read-only) (Deprecated in iOS 5.0. Instead, create a unique identifier specific to your app.)
Esta alteração não foi formalmente anunciada a todos os programadores, mas consta da documentação que acompanha a nova versão do iOS que foi disponibilizada aos programadores.
Um dos problemas que se antevêem com esta alteração é, para além da óbvia necessidade de alterar os softwares para que gerem os seus identificadores, o que fazer aos dados que estavam já a ser usados e que se baseavam nesse identificador.
Todos esses dados deixam de ser úteis pois não existe forma de relacionar estes com os novos que forem obtidos e existe por isso a necessidade de os recolher novamente.
Não ficou claro se a Apple deixará também de usar este identificador nos seus serviços e programas que tem dentro do iOS.
Caso não deixe de usar esse identificador nos seus serviços iAds, Game Center e outros, A Apple estará a criar mais uma situação incomoda pois estará mais uma vez numa posição dominante face à sua concorrência.[via]
Estará a Apple realmente preocupada com situações de privacidade ou estará mais uma vez a colocar-se numa posição privilegiada face à concorrência?