Pplware

Apple admite não ter criado iPod!

A polémica já não é recente. Kane Kramer (na foto), diversas vezes se insurgiu contra a marca de Steve Jobs como sendo o “pai” do iPod. Finalmente, a fabricante admitiu a existência da patente do inventor Inglês.

Kane Kramer teria em 1979 criado um conceito baptizado por IXI. Consistia num leitor de música digital do tamanho de um cartão de crédito, com um ecrã rectangular e um botão de menu central. O aparelho armanezenaria cerca de 3,5 minutos de dados.

De acordo com o jornal Daily Mail, Kane patenteou a sua invenção. Contudo, em 1988 não dispôs das 60 mil libras necessárias para renovar a patente em 120 países.

Depois de vários processos em tribunal perdidos a favor da multinacional americana, esta vendo-se envolvida numa queixa apresentada pela Burst.com envolvendo também direitos de patentes, assumiu publicamente a existência da patente de Kane Kramer, tendo este testemunhado a seu favor em tribunal.

Kane, que afirmou estar feliz pelo seu invento ter revolucionado a indústria da música, negoceia agora uma compensação financeira com a gigante americana.

Homepage: Kane Kramer Inventor

Exit mobile version