Pplware

Aplicações Google agora também em offline

Por Paulo Izidoro para o Pplware GMail, Google Docs, Google Reader e agora também o Google Calendar… todos offline!

Não, não é um problema técnico generalizado… é mesmo a última novidade do Google: agora no seu computador (ou PDA) mesmo quando estiver sem Internet.


Isto permite trabalhar mesmo sem ligação à Internet, sincronizar o trabalho quando tivermos ligação e nem nos preocupar-mos se existe ou não ligação aos servidores Google…!

Tudo isto graças à tecnologia Gears.

Se estiverem a utilizar o browser Google Chrome já têm esse sistema a funcionar. Se for outro browser provavelmente será pedido para instalarem o Google Gears. Se acederem a essa página ficam logo com a informação se já está instalado ou se têm de fazer o download e instalar (muito simples).

Esta é uma aplicação do Google útil em várias aplicações web mesmo não sendo Google. pode ver a lista de aplicações que utilizam esta tecnologia: List of Web Applications That Use Google Gears

Como passar a utilizar as aplicações em modo offline? Primeiro têm de activar essa possibilidade de forma a que as aplicações preparem os dados para serem sincronizados, efectuando uma cópia local dos ficheiros necessários.

No futuro podem mudar de estado ou se estiverem sem Internet ficam logo em modo offline. Ao voltarem ter Internet podem activar a sincronização e tudo corre sobre rodas dentadas (Gears). Importante: para beneficiarem desta possibilidade tem de se autenticar na conta de cada uma das aplicações Google e mudar o idioma para inglês (depois de activar podem voltar ao idioma português!)

Como mudar de idioma? Em cada página de entrada da aplicação aceder a: Configurações e no separador Geral escolher o idioma ( Idioma / Inglês US )


Activar o Gmail offline 1- Mudar de idioma para inglês 2- Depois de mudar o idioma para inglês, podem verificar que antes das configurações (settings) aparece um ícone verde (Labs)


3- Carregar no ícone e aceder às aplicações do laboratório Google. 4- Aqui devem activar a aplicação Offline e guardam as alterações (nota: existem por lá outras interessantes)


5- Agora junto ao ícone do Labs surge o link Offline. Carregar no link


6- Surge a configuração do Gears em que devem dar as permissões


7- Confirmar a criação de um atalho para o Gmail de forma a funcionar como um ponto de acesso directo.


8- A funcionalidade fica instalada e junto ao ícone do Labs surge um ícone de estado (verde = online) Carregar para activar escolhendo “Sync”


Agora podem continuar a trabalhar pois a sincronização vai levar algum tempo (pode ser interrompida a gosto)

Activar o Google Docs offline 1- Mudar de idioma para inglês 2- Activar no botão de estado o modo offline, instalando o ícone de atalho no ambiente de trabalho


Activar o GoogleReader offline 1- Mudar de idioma para inglês 2- Activar no botão de estado o modo offline


Activar o GCalendar offline 1- Mudar de idioma para inglês


2- Carregar em Offline para instalar o controlo de acesso


3- Surge a configuração do Gears em que devem dar as permissões


4- Activar no botão de estado o modo offline,


5- Nas definições Offline escolher os calendários a sincronizar


6- Sincronização concluída!


Notas:

Cliente de email com organização por etiquetas. Ao sincronizar para carregar as mensagens para modo offline “apenas” vai buscar as 10 000 mensagens mais recentes! Leva algum tempo mas podem continuar a trabalhar. Permite ainda trabalhar em modo intermitente (Flacky) em que vai gerindo a qualidade da linha entre on/offline.

– Gmail offline – A guided tour

Agenda e calendário de actividades. Permite calendários importados e sincronizados em grupo.

Em definições de Offline (no botão verde de estado, no topo, junto às configurações) escolhem os calendários a disponibilizar offline. O vosso calendário principal é sempre disponibilizado. O calendário fica muito mais rápido (que era a sua maior falha).

Access Your Google Calendar Offline!:

Aplicação tipo Office, com funcionamento por Browser. Inclui processador de texto, folha de cálculo e apresentações em slide. Permite partilha de documentos e edição em grupo. É a aplicação com o funcionamento offline mais transparente e smples. Depois de activado editam os documentos no browser (a partir do ícone na secretária), estejam on ou off e tudo será sincronizado!

Leitor de feeds útil para acompanhar blogues ou conteúdos de sites sem ter de os visitar e saber quando são actualizados É só activar o modo offline junto às configurações (mais uma vez é preciso mudar primeiro o idioma para inglês)

Em conclusão: O Google ao assalto do castelo dos desktops!

Detalhes: Sistemas Operativos: Aplicação Web Pré-requisito: Google Gear e conta Google activada para Gmail, Google Calendar, Google Docs e Google Reader


Homepage: Google

Exit mobile version