Pplware

Aplicações do Firefox OS já podem correr no Android

Todos os pressupostos que levaram a Mozilla a criar o Firefox OS são baseados na criação de standards abertos e que podem ser usados por todos para a criação das muito esperadas aplicações que vão constituir o seu ecossistema.

Até agora tudo tem estado a ser cumprido à risca e com excelentes resultados, estando o Firefox a ser preparando para abraçar dispositivos com recursos escassos e ser lançado em mercados emergentes.

Mas uma das grandes vantagens que o Firefox OS trouxe com os seus standards abertos veio agora a revelar-se. Passa a ser possível correr as aplicações para ele criadas num qualquer sistema Android.

O Firefox OS é um sistema criado e desenvolvido em torno de standards web e totalmente abertos, procurando que todos os recursos que normalmente se exigem nos outros sistemas operativos móveis possam ser compensados através da sua utilização.

Fazendo uso de Web API’s e de outras tecnologias web modernas, os programadores conseguem criar aplicações que correm de forma plena, fazendo do Firefox OS um sistema que requer poucos recursos para conseguir ter o mesmo nível de desempenho e de experiência de utilização que outros já mais conhecidos.

Mas agora, com a chegada da versão 29 do Firefox ao Android, passou a ser possível aos utilizadores desta plataforma instalarem e usarem as aplicações criadas para o Firefox OS, sem que necessitem de qualquer emulador ou configuração especial.

A única obrigatoriedade que existe é que a versão 29 ou posterior do Firefox esteja instalado e pronto a ser usado no Android.

Mas para além de poderem usar essas aplicações do Firefox OS, é também possível aceder e instalar essas aplicações directamente da loja de aplicações do Firefox OS.

Estas aplicações vão ficar residentes junto das restantes aplicações Android, não se distinguindo se são aplicações nativas ou se são criadas com recurso a elementos Web. Estas podem também ser actualizadas ou removidas como outra qualquer aplicações nativa do Android.

Na verdade estas aplicações vão estar a correr numa janela do Firefox, mas sem todos os elementos normais do browser, tais como a barra de endereço.

Mais uma vez se prova que a escolha da Mozilla ao criar o seu Firefox OS assente em standards web, completamente conhecidos por todos os programadores, foi uma escolha acertada.

A utilização de elementos HTML5, CSS3 e JavaScript garante que a portabilidade entre plataformas é transparente, não exigindo que seja feita qualquer recodificação para novas linguagens de programação.

Se têm o Firefox 29 instalado no vosso Android então só precisam de aceder ao Marketplace da Mozilla e escolher quais as aplicações que querem ter instaladas no vosso Smartphone, conseguindo a mesma experiência de utilização que qualquer utilizador deste novo SO.

Exit mobile version