Pplware

António Costa anuncia Estado de Calamidade para Portugal

No âmbito da pandemia causada pela COVID-19, António Costa, está a falar ao país e anunciar que o Estado de Emergência não irá ser renovado. Não havendo Estado de Emergência, será necessário descer um degrau passando Portugal para um Estado de Calamidade.


Como estava previsto, o Estado de Emergência em Portugal vai terminar às 0h no próximo dia 2 de maio.  Segundo o primeiro-ministro, tal decisão traz ainda mais responsabilidade aos portugueses uma vez que muitos irão abandonar o confinamento. É preciso que estejam reunidas todas as condições para que cada um se proteja e proteja o outro. Todo este novo cenário traz riscos e por isso a responsabilidade de cada é agora ainda maior.

De sublinhar que à medida que reabrem as atividades o risco de contágio aumentará. Nesse sentido, o Governo definiu 3 fases para a entrada das novas medidas. A primeira fase será já na próxima segunda-feira, dia 04/05. A segunda fase será a 18/05 e a terceira (e aparentemente última) a 01/06.

Principais medidas e condições do Plano de desconfinamento

 

António Costa alerta que deverá ser, sem qualquer dúvida, um compromisso de todos os portugueses. Todos queremos andar para a frente, mas caso seja necessário, será dado um passo atrás. É essencial que os portuguesas façam um esforço adicional para mantermos o foco na nossa segurança e dos outros.

Plano de Desconfinamento e a apresentação feita por António Costa.

20200430+pm+desconfinamento+apres

Exit mobile version