As questões de segurança sempre estiveram presentes nos dispositivos móveis. Este é o novo campo onde o malware começou a atacar e os utilizadores devem estar preparados.
A Google, com o Android, sempre esteve preocupada com esta situação, muito por culpa de este ser um dos principais alvos dos ataques e das tentativas de roubar dados aos utilizadores.
A principal forma de entrada são as aplicações que os utilizadores instalam e por isso a Google anunciou agora algumas alterações importantes no que toca à monitorização das aplicações instaladas.
A Google actualmente já faz a monitorização das aplicações que são instaladas nos dispositivos móveis, mas esta monitorização termina no momento da sua instalação, ficando os utilizadores sujeitos a problemas mais tarde, quando estas revelam a sua natureza.
Mas segundo o que foi agora anunciado no blog oficial do Android, esta monitorização vai ser alargada também à utilização normal das aplicações nos dispositivos móveis.
Esta monitorização vai também ser alargada a aplicações que sejam instaladas de fora do Google Play, para garantir uma ainda maior segurança dos utilizadores.
Após a detecção de uma aplicação maliciosa, o sistema de monitorização irá alertar o utilizador para este facto e ou proporá a sua remoção, por razões de segurança, ou irá ele próprio tratar desta remoção, alertando apenas o utilizador para este facto.
A Google lançou o serviço Verify Apps em 2012 e no ano passado ele foi usado para analisar e detectar problemas na instalação de mais de 4 mil milhões de aplicações em dispositivos Android.
Esta camada de segurança adicional está disponível para dispositivos com a versão 2.3 ou superior do Android e vem com o Google Play.
Sempre que é realizada uma instalação o Verify Apps entra em acção e valida a legitimidade e segurança da aplicação, alertando o utilizador para potenciais problemas que sejam detectados.
Com esta melhoria, os utilizadores do Android vão ficar ainda mais seguros. A monitorização constante das aplicações garantirá que estas não acedem a zonas interditas do sistema operativo ou que estejam a aceder a dados dos utilizadores.
A Google tem o Verify Apps activo e funcional, mas, e durante o ano passado, apenas menos de 0.18% dos utilizadores viu alguma vez uma destas mensagens de alertas, o que mostra a segurança da loja de aplicações do Android.
Muito em breve a Google irá lançar uma actualização para o Android que incorporará esta melhoria ao seu serviço Verify Apps. Podem ler mais sobre o Verify Apps nesta página de suporte da Google.