Pplware

Android: os 3 melhores GPS em modo offline

Por Rui Silva para o PPLWARE.COM

Como vimos nas 10 Invenções Fantásticas nascidas na DARPA, o GPS tem já mais de 35 anos, nasceu para fins militares e é hoje um factor de orientação que faz o mundo girar, sem ele o mundo actual não funcionava. A realidade mostra-nos isso e vemos que qualquer smartphone possui já um receptor GPS e software que interpreta as coordenadas.

Para Android o Google Navigation é umas das melhores soluções de mapa que podemos ter nas nossas mãos. Mas e se nós não tivermos uma rede de dados? Se estivermos a viajar, usando uma rede wireless somente num tablet Android, ou simplesmente olhando para usar menos dados no nosso telemóvel, poderemos usar uma das aplicações com mapas para ver a nossa localização e obter instruções de navegação.

Hoje vamos aqui apresentar as 3 melhores aplicações de alta qualidade que se encontram disponíveis no Google Play.

Google Maps

Google Maps foi construído com suporte para mapas em modo offline. Este recurso permite-nos fazer o download de uma área do mapa para o nosso telemóvel, de modo a que não seja necessária uma ligação de dados. Isto soa bem, mas existem dois grandes problemas:

Tudo tem uma explicação. Após uma pesquisa no Google, descobri que outros utilizadores também sofrem do mesmo. Afinal, trata-se de um recurso em modo laboratorial.

Para activar este recurso, vamos então iniciar o Google Maps, e nas configurações vamos seleccionar Labs. Depois é só activarmos o “Pre-cache map area” (em português, “Pré-cache da área do mapa”).

Para armazenarmos em cache uma área do mapa, deveremos manter premido uns segundos qualquer lugar do mapa até aparecer uma etiqueta onde iremos tocar. Poderemos também procurar por um local específico, para colocá-lo em pré-cache.

Vamos seleccionar “Pre-cache map area“.

Google Maps irá agora descarregar as peças de mapa num raio de 10km da área seleccionada. Depois disso, teremos um quadrado no mapa, indicando a área do mapa offline disponível. Se pretendermos uma cobertura de mapas alargada, é necessário repetir o mesmo processo para as restantes áreas.

Homepage Google Play: Google Maps

Navfree

Navfree é uma aplicação de GPS completa que oferece um turn-by-turn direcções e um banco de dados de pontos de interesse em modo offline. Existem outros recursos, que poderá já ser do nosso conhecimento em outros dispositivos GPS, incluindo instruções faladas.

Navfree usa dados do OpenStreetMap. Quando é iniciado, será certamente descarregado um mapa para um ou mais países. Imaginemos que estamos à procura de algo nos Estados Unidos da América, vai ser necessário descarregar a Navfree EUA para o seu lugar.

Navfree está equipada de uma interface que já nos é muito familiar, principalmente para aqueles que usam dispositivos de GPS. Algumas das características, como o recurso de pesquisa do Google, exigem uma ligação de dados, mas as características básicas de visualização de mapa de navegação, e ponto de interesse não necessitam de quaisquer ligações.

Podemos deparar em certas zonas com alguma escassez a nível de pontos de interesse comparado com aplicações comerciais de GPS. No entanto, em outras já podemos visualizar mais pontos de interesse. Porém os dados do OpenStreetMap estão a ser constantemente alvo de melhorias graças à colaboração dos utilizadores ao adicionarem novos locais ou pontos de interesse.

A imagem abaixo foi tirada em modo nocturno, mas também existe um modo de dia que é muito mais brilhante.

Homepage Google Play: NavFree

MapDroyd

MapDroyd é semelhante ao Navfree no que respeita ao banco de dados pois ambos usam os dados do OpenStreetMap, mas este não está equipado com pontos de interesse nem com instruções de navegação. Trata-se de uma aplicação pequena e simples.

O forte do MapDroyd é a utilização de um pequeno banco de dados. Permite-nos também fazer download de áreas menores de dados de mapas em vez de países inteiros, poupando assim espaço no armazenamento do nosso dispositivo.

Se apenas pretendermos uma aplicação de GPS que mostre um mapa (para sempre sem que este desapareça!), então MapDroyd é uma excelente aposta. A nossa localização nesta aplicação é mostrada com um X vermelho no mapa.

Enquanto os pontos de interesse não estejam disponíveis, aparecerão locais ou monumentos ao fazermos zoom quase ao máximo.

Homepage Google Play: MapDroyd

Agora, fica ao vosso critério. A minha selecção está divulgada. Gostaria neste momento de saber qual é a aplicação que usa e se gostou de uma destas 3 apresentadas aqui e deixem-nos saber o que pensa. [via]

Eu, como utilizador Android e curioso, ando a testar para ter uma ideia clara do que mais me faz falta. Além destas existem outras, mas de facto as que deixamos são bem mais convincentes, no geral dos pontos analisados.

Qual o sistema de Mapas que utiliza no seu Android?

 

Exit mobile version