Com o lançamento da SDK do novo Android 5.0, começam agora a surgir as primeiras novidades que a Google colocou no seu novo sistema operativo móvel.
Uma dessas novidades, que foi agora descoberta, está na possibilidade de bloquearmos o nosso smartphone Android numa única aplicação, tornando impossível a quem o está a usar de trocar de aplicação ou aceder a outras áreas do sistema.
O Android Lollipop era já conhecido, com o lançamento das primeiras versões de desenvolvimento, disponibilizadas quando esta versão foi apresentada, mas agora esta nova versão mostra o que a Google esteve a desenvolver e a melhorar nestes últimos meses.
São várias as melhorias e as novidades que a Google implementou neste seu novo SO móvel, conseguindo torná-lo em algo completamente diferente do que até agora existia.
Para isso contribuiu o novo Material Design e outras melhorias e novidades, sempre com uma elevada dose de inovação e de criatividade.
A poucos dias do seu lançamento para os dispositivos da família Nexus, começam a surgir as primeiras novidades, fruto da exploração deste novo sistema.
Uma que surgiu agora e que é extremamente interessante é a possibilidade de bloquearmos o smartphone Android numa única aplicação e assim podermos emprestá-lo a qualquer pessoa sem que tenhamos de nos preocupar com esta aceder a outras aplicações e/ou aos nossos dados.
Este será um modo que poderá ser activado ou desactivado pelo utilizador na zona de configurações de segurança e para ser usado apenas precisa de ser chamada a lista de aplicações activas.
Nesta lista, que está também diferente e mais atractiva, graças mais uma vez ao Material Design, passa a existir um pequeno botão que permitirá fazer o pin da aplicação e assim bloqueá-la para utilização.
A forma de reverter este bloqueio é feita com o pressionar continuo de dois botões, que vão assim tornar novamente o smartphone utilizável e “normal”.
Claro que a segurança está presente e é possível pedir um pin de desbloqueio para reverter o bloqueio da aplicação. De notar que mesmo que o smartphone se desligue, para poupança de energia, o retorno será feito para a aplicação e sem que seja pedido qualquer código.
Assim que uma aplicação é bloqueada para utilização os botões de Home e Recent desactivada. Apenas o botão de Back funciona, mas contido dentro da aplicação.
Todos os restantes elementos da barra superior são desabilitados e as notificações escondidas para que o acesso à informação seja controlada.
O Screen Pinning, nome desta função no Android 5 Lollipop, já existia nas versões anteriores do Android L, mas ainda numa forma muito embrionária e sem estas funções úteis.
Esta é uma forma simples que a Google encontrou de garantir que qualquer utilizador possa entregar o seu smartphone ou tablet a qualquer pessoa, sem a necessidade de se ter de preocupar se este acede a qualquer área restrita ou se consegue ver os seus dados.