Pplware

Android KitKat deteriora qualidade de vídeo no Nexus 7

A mais recente versão do Android, a 4.4, veio melhorar substancialmente algumas funcionalidades e trazer novidades para os equipamentos que a suportam.

Mas segundo um estudo realizado por uma empresa especializada, o Android 4.4 está a ter uma performance pior que a versão anterior nos Nexus 7.

O estudo apresentado pela OptoFidelity, empresa Finlandesa, especializada em vídeo para dispositivos móveis e testes de toque, e veio mostrar que a chegada do Android KitKat aos Nexus 7 acabou por trazer a estes equipamentos uma deterioração da performance.

Em particular, e por ser esta a sua área de actuação, foi detectada uma quebra de performance na reprodução de vídeo. Os testes incidiram sobre a reprodução de vídeo em HD, ambos em 720p e 1080p, quer a 30 e a 60.

Os equipamentos onde os testes foram realizados, respectivamente o Nexus 7 de 2012 e o Nexus 7 de 2013, tinham inicialmente o Android 4.3 e posteriormente foram actualizados para a última versão, a 4.4.

Os resultados dos testes mostram uma diferença muito grande na performance destes dois equipamentos nas duas versões do Android.

É curioso reparar que o Nexus 7 de 2012 consegue ter uma performance superior ao seu sucessor nos testes, sempre com a versão 4.3 do Android.

A actualização de hardware que o Nexus sofreu deveria ter mostrados diferentes aos que a realidade dos testes revelaram.

A diminuição da performance com o Android 4.4 nestes equipamentos tinha vindo a ser já reportada e notada pelos utilizadores, mas este teste vem confirmar o que muitos suspeitavam.

Ainda não existe qualquer informação ou posição da Google face a este teste. A verdade é que esta actualização, e ainda para mais num dispositivo tão recente, não deveria ter um impacto tão grande na diminuição da performance.

O Android 4.4, que deveria ter trazido uma uniformização de consumo de recursos, permitindo ser usado em equipamentos mais antigos, acaba por ter aqui uma falha grave.


Homepage: Estudo OptoFidelity

Exit mobile version