… no mesmo dispositivo.
Foi descoberto recentemente que a Google, no seu código AOSP, desde há cerca de um ano tem colocado algumas partes que sugerem o suporte da funcionalidade de multi-utilizador, permitido assim que um único dispositivo possa ser utilizado facilmente por mais utilizadores.
Pode parecer inapropriado mas… quantas são as vezes que alguém próximo precisa, seja por que motivo for, de utilizar o nosso tablet ou mesmo smartphone? Se isso acontecer frequentemente, faz todo o sentido configurar uma conta para esse utilizador, quer para permitir a utilização rápida do sistema Android em pleno, quer para preservar as actuais configurações ou privacidade ou mesmo para separar o perfil de trabalho do de lazer.
Esta funcionalidade é uma das poucas coisas que um sistema operativo de um PC suporta e o Android não, e poderá ser uma das principais novidades da próxima versão do Android. Cada utilizador configurado poderá ter guardado, em pastas separadas do sistema, as suas aplicações instaladas, os dados das aplicações, configurações do sistema, ecrãs de bloqueio, aplicações em execução, widgets e atalhos no homescreen, contas, sincronização e idioma.
Actualmente quando alguém pede para utilizar o nosso dispositivo, que se encontra totalmente integrado na nossa conta Google, há sempre algum receio de que algo não vai ficar como deixámos e isso originará algum transtorno para repor, já para não falar em questões de privacidade (quando se aplicam). Desta forma é bastante complicado partilhar o dispositivo.
Segundo o AndroidPolice o trabalho da Google tem sido progressivo e há ainda muito por fazer (ou pelo menos por actualizar no AOSP). Concretamente, e mais importante, trata-se de uma forte alteração que será necessária na interface do utilizador: ecrã para alteração de utilizador (com a devida protecção no login), uma nova secção nas definições para configurar os utilizadores, gestão de permissões e claro, uma indicação de qual o utilizador actualmente ligado. Será também necessário prever a forma como as aplicações de terceiros se poderão integrar com esta funcionalidade.
Os indícios surgiram inicialmente no código-fonte do ecrã de bloqueio. Foi criado um método onUserChanged(int userId)
que se certifica que quando há uma alteração de utilizador, o ecrã de bloqueio é recarregado com as definições de segurança do corrente utilizador. Este facto despertou a curiosidade e todo o código foi pesquisado no sentido de descobrir mais indícios.
Além do código, existem os comentários associados aos commits – alterações ao código – que referem bastante informação relacionada com múltiplos utilizadores. O primeiro a evidenciar-se refere “Plumbing in PackageManager and installd for multi-user support“, datado de 14 de Abril de 2011, e faz com que as aplicações já não sejam guardadas no caminho /data/data
mas sim em /data/user/0
. Esta alteração já é visível em dispositivos com as versões mais recentes do Android. Por questões de compatibilidade, é mantida a ligação entre esses dois caminhos com um symlink.
Existem ainda, pelo menos, mais quatro commits com várias alterações que dão corpo à implementação dessa funcionalidade. Esses commits, bem como outros detalhes mais técnicos, poderão ser vistos aqui.
Não existe qualquer informação oficial por parte da Google acerca do planeamento e novidades da próxima versão do Android, pelo que não se sabe se esta será uma funcionalidade integrada da próxima versão do Android, “Key Lime Pie”. O que realmente se sabe é que será uma funcionalidade muito bem-vinda!
ACTUALIZAÇÃO – 03/08/2012 18h
Entretanto no fórum XDA foi concretizada essa adaptação no Samsung Galaxy S III com JellyBean (CyanogenMod 10). No vídeo abaixo é possível ver a forma rápida com que é possível mudar entre utilizadores.
A protecção para aceder a cada conta de utilizador está por conta do ecrã de bloqueio. Cada utilizador do dispositivo poderá escolher assim de que forma pretende proteger os seus dados (passar o dedo, desbloqueio com rosto, desenhar padrão, pin ou palavra-passe).
A implementação é apenas experimental e tem vários problemas, no entanto tudo indica que se avizinham bons resultados.
Pergunta do passatempo:
- Qual o consumo, em standby, do kit dLAN 500MB AV+ Starter kit? (ajuda aqui)