Os dados são referentes ao número de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2014.
Passado o primeiro trimestre de 2014 é hora de se fazer mais um balanço às vendas no segmento mobile. Num total de 79.4 milhões de smartphones vendidos (cerca de 10 vezes a população de portuguesa) à escala mundial, o Android continua a liderar as preferências das escolhas dos utilizadores, estando presente em 81% dos smartphones vendidos nesse período. Mas há mais dados interessantes…
A Canalys, empresa que realiza estudos do mercado, divulgou recentemente os números referentes às vendas de smartphones para o primeiro trimestre de 2014. De acordo com a informação divulgada, nos primeiros 3 meses de 2014 foram vendidos 79,4 milhões de smartphones, um crescimento de 29% comparativamente a igual período de 2013.
Em termos de percentagem, 81% são dispositivos Android, 16% de dispositivos com iOS e apenas 3% correspondem a dispositivos com Windows Phone.
Além desta informação, o estudo mostra também a tendência para dispositivos com ecrãs de 5″ ou superiores, tendo sido registado um crescimento de 369%. Este segmento continua a ser liderado pela Samsung mas a Lenovo, Huawei, LG, e Sony têm ganho terreno.
Jessica Kwee da Canalys refere que há uma clara tendência para dispositivos com grandes ecrãs e que ausência da Apple neste mercado não será por muito tempo.
Consumers now expect high-end devices to have large displays, and Apple’s absence in this market will clearly not last long,” “It is notable that 5″ and above displays featured on almost half (47 percent) of smart phones with an unlocked retail price of US$500 or more. Of the remaining 53 percent of high-end smart phones, 87 percent were iPhones. Apple plainly needs a larger-screen smart phone to remain competitive, and it will look to address this in the coming months.”
No geral, a Samsung continua a liderar o segmento dos dispositivos móveis, com uma quota de 31% à escala mundial e à frente da Apple que apenas detêm 16% do mercado global. De referir que no TOP 10 das melhores empresas neste segmento, metade são chinesas: Huawei (3º), Lenovo (4º), Xiaomi (6º), Yulong (8º) e ZTE (9º).
A China continua a ser o maior mercado de smartphones do mundo, responsável por 35% das vendas. Tal resultado significa quase o triplo dos EUA, que apenas consegue capturar 12% do mercado de smartphones em todo o mundo. No entanto, é importante sublinhar que os fabricantes de smartphones chineses não estão apenas interessados em vender os seus equipamentos no seu próprio mercado. 43% dos equipamentos da ZTE são vendidos fora da China… A Huawei vende fora cerca de 40% dos seus equipamentos e a Lenovo tem vendas na ordem dos 15% fora da China.