O sistema operativo móvel da Google, o Android, está mais popular que nunca. O milhão 1.3 milhões de novas activações diárias (ligadas à Google), anunciado na Keynote no evento Google I/O 2012 Google/Motorola, revela que é um sistema operativo muito bem aceite e não carece de diversidade de dispositivos… certamente que encontrará um modelo a seu gosto.
A empresa Kantar Worldpanel publicou um relatório que revela um crescimento de 20.2% do sistema operativo Android, num espaço de um ano.
Desengane-se quem acha que o sucesso do Android se deve à sua presença em dispositivos de 100€ ou menos. Na lista dos 20 dispositivos Android mais utilizados, disponibilizada pelo AppBrain, a maioria é de gama alta e apenas 3 ou 4 dispositivos do top 20 encaixam na gama média.
O relatório do Kantar Worldpanel ComTech (KWC) releva que o Android continua a ganhar mercado na Europa, estando actualmente com 2/3 do mercado de smartphones. Como já referido acima, o Android teve um aumento de quota de mercado de 20.2% face ao período homólogo enquanto que, estranhamente, o Windows Mobile / Windows Phone se manteve sem alterações significativas, estando com 5% de quota de mercado.
Os smartphones com ecrãs grandes estão a ganhar popularidade, deixando os equipamentos de ecrã com tamanho mais modesto (4″ ou menos) numa zona de desinteresse. Prova disso são as vendas de dispositivos Android nas últimas 12 semanas, nas quais 29% correspondem a ecrãs de tamanho superior a 4.5″.
A imagem seguinte mostra com detalhe, em tabela, a quota de mercado dos mais populares sistemas operativos móveis, comparando Agosto de 2011 com Agosto de 2012, em diferentes países. Clique na imagem para aumentar.
Relativamente ao sistema operativo da Apple, o iOS, cresceu apenas nos EUA e apresenta quebras na maior parte dos países analisados como Alemanha, França, Itália, Espanha, Austrália, etc, muito provavelmente devido à “estagnação” da sua estrela, o iPhone, que apresenta o mesmo aspecto há mais de 2 anos, desde Junho de 2010.
O Symbian está a desaparecer a passos largos, onde apenas na Itália e Brasil tem uma presença palpável. Já o BlackBerry OS da RIM e o Bada da Samsung apontam para a sua extinção.
Dominic Sunnebo, director da KWC, refere que “é interessante observar o impacto que um ecrã de maiores dimensões tem na forma como os consumidores usam o seu smartphone, particularmente quando a diferença de tamanho entre smartphones e tablets se torna menos distinta. Os consumidores que possuem um smartphone com ecrã de maiores dimensões tendem a ser mais empenhados e rentáveis na utilização de um conjunto de tarefas. Por exemplo, apenas 19% dos consumidores com um equipamento de ecrã inferior a 3″ visualizam vídeos, comparando com 65% com ecrã de tamanho igual ou superior a 5” “.
Dominic refere ainda que um ecrã de maiores dimensões não é responsável apenas pela facilidade adicional de utilização. Segundo os dados recolhidos, um ecrã de maiores dimensões em determinado dispositivo é também responsável por atrair e “fidelizar” os utilizadores a esse sistema operativo, levando-os a escolher o mesmo numa compra futura. [via]
Numa altura de acções judiciais que colocam o Android “ao barulho”, que futuro estará reservado para o sistema operativo líder em smartphones?