O mundo dos smartphones está ao rubro e a luta continua apenas a dois: de um lado a Google com o Android e do outro a Apple com iOS. Segundo estimativas da empresa Canalys, o mercado dos smartphones cresceu em todas as regiões do mundo. De um modo global, o mercado dos smartphones cresceu cerca de 73%, com mais de 107 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre do corrente ano.
Os equipamentos vendidos com Android correspondem a mais de 50 milhões, o que equivale a aproximadamente metade do mercado mundial.
O estudo realizado pela Canalys revela que dos 56 países analisados, o Android é a plataforma mais usada em 35 deles, sendo a região da Ásia Pacífica que detém o maior mercado de vendas, com 39.8 milhões de unidades vendidas, contrastando com as 35 milhões de unidades vendidas em toda a Europa.
O Android ocupa actualmente a primeira posição do ranking a nível de vendas, tendo tido o maior crescimento desde o quarto trimestre de 2010 (cerca de 379%). Segundo o estudo, tal crescimento deve-se aos fantásticos resultados a nível de performance conseguidos pela plataforma Android em dispositivos de várias marcas, incluindo a Samsung, HTC, LG, Motorola, Huawei, etc.
A plataforma iOS da Apple obtém a segunda posição do ranking de vendas (com apenas 19% do mercado de vendas) mas não nos devemos esquecer que a este plataforma apenas equipa os produtos da Apple. A Canalys estima que no segundo trimestre a Apple tenha vendido cerca de 20,3 milhões de unidades do iPhone, colocando-a à frente da Nokia e ficando assim a liderar o ranking de empresa que mais smartphones fabrica em todo o mundo. Segundo Chris Jone, analista da Canalys, esta posição será ainda reforçada com a chegada do iPhone5. A Nokia também foi ultrapassada pela Samsung.
Já a RIM com a plataforma Blackberry continua a perder muito terreno para os concorrentes e a presença da Microsoft constitui apenas 1% no mercado global.
O Android é assim a “plataforma vencedora” do segundo trimestre de 2011, contrariando as previsões da Gartner que indicavam que o Symbian seria a plataforma número um em 2012, conseguindo já excelente resultados a partir do 4º trimestre de 2010.
Qual a sua opinião relativamente aos resultados apresentados.
Acha que a Apple poderia ter melhores resultados se a sua plataforma fosse adoptada por outros dispositivos?