A Google iniciou hoje a sua reunião anual. O Google I/O é o local por excelência para serem apresentadas todas as novidades sonantes que a empresa de Mountain View tem para dar a conhecer ao mundo.
Este ano não foi diferente e, pelo menos no primeiro dia, já vieram a público três novidades, que apesar de uma delas ser esperada, traziam a todos muita curiosidade e expectativa. Veio finalmente a público a tão falada loja de música da Google e foi apresentada a próxima versão do Android, a 3.1, e também a versão Ice Cream Sandwich.
A próxima versão do Android, a Ice Cream Sandwich, promete muito e será uma verdadeira revolução. Promete ser a versão que vai unificar este sistema operativo em todos os sistemas operativos que o suportam. Desde os telefones, passando pelos tablets e até a Google TV terá a capacidade de correr este novo sistema operativo.
Os clientes norte-americanos da Verizon que tenham o Xoom, vão poder já ter acesso à versão 3.1 do Android. Durante os próximos meses esta versão será alargada aos restantes equipamentos. Depois disso serão os clientes que tenham a Google TV a ter acesso durante o verão. A disseminação e disposição do Android Ice Cream Sandwich será feita durante o último trimestre deste ano.
As novidades que foram apresentadas não se limitam ao sistema operativo da Google, mas também a algo que a Google chamou de Open Accessory API. Esta API vai permitir que os utilizadores liguem dispositivos USB ao seu equipamento com Android, e que este aja como um HUB USB. Vão poder ser ligados ratos, teclados ou câmaras fotográficas.
As restantes novidades que o Android 3.1 traz são associadas à sua interface, que foi polida e optimizada. Passa a ser possível ter widgets que podem ser expandidos e redimensionados ao gosto do utilizador. Esta novidade pode ser aplicada em qualquer actual widget com uma alteração mínima do seu código.
Outra das novidades apresentada, está relacionada com a capacidade de focar o utilizador que está a falar numa videochamada em que estejam vários participantes num único equipamento.
Para além das novidades sonantes que a Google apresentou no primeiro dia do I/O, foram trazidas a público outras novidades que prometem mudar um pouco a forma como os equipamentos à nossa volta interagem com o Android. Foi apresentado um standard, de nome Android Open Accessory, que é uma base de hardware que permitirá interagir com uma API específica e assim comunicar com o Android.
A Google disponibilizou inclusive uma plataforma de referência, de nome ADK, e que tem por base o Arduino. Vai ser possível ligar qualquer equipamento ao Android, sendo que para já está limitado a ligações USB, estando no entanto para breve a disponibilização de ligação via Bluetooth.
Uma outra novidade divulgada foi um acordo entre a Google e um conjunto de fabricantes de telefones e operadores, por forma a garantir que estes disponibilizem actualizações de Android para os seus equipamentos. A janela de tempo que foi falada referia que estes teriam actualizações garantidas durante 18 meses.
Naturalmente que estas actualizações estão limitadas à capacidade do hardware de cada equipamento. Com esta medida a Google garante que sejam atenuadas as queixas dos utilizadores sobre as actualizações do SO nos seus equipamentos.
A Google I/O continua amanhã e são também esperadas para este dia muitas novidades. A título de curiosidade fiquem a saber que cada um dos 5 mil participantes neste evento vai trazer para casa um Samsung Galaxy Tab 10.1, com Android 3.0. Espera-se para as próximas semanas a disponibilização da versão 3.1 para estes equipamentos.
Actualização: O texto do artigo foi alterado pois a informação que constava não estava completamente correcta. A versão 3.1 do Android será disponibilizada em breve e não como nome Ice Cream Sandwich. ESta é uma nova versão e terá outro número de versão.