Pplware

Análise Office 2010 Technical preview

Microsoft Office 2010 (nome de código Office 14) é a versão seguinte da suite de produtividade Microsoft Office para Windows. Esta suite entrou em produção em 2006, ainda em fase de entrega ao mercado do Office 2007 ou Office 12.

Conforme noticiamos, este já se encontra disponível, não pelos canais oficiais, mas nos torrents, para quem quiser experimentar.


Foi o que fizemos e depois de retirar a versão para 64bits fizemos uma pequena mas interessante análise.


Numa primeira amostra não há grandes novidades nas ferramentas desta suite. Vemos sim alguns pormenores gráficos que permitem a esta suite interligar-se visualmente melhor com o Windows 7.


Esta nova versão era dada como pronta para ser entregue ao mercado a meio deste ano de 2009, mas recentemente Steve Ballmer anunciou oficialmente a saída desta versão para 2010.


No anúncio Steve referiu também que esta versão iria implementar o versão ISO compatível do Office Open XML que foi tornada standard como ISO 29500 em Março de 2008.


Uma muito aguardada novidade é a versão Web-based desta suite de produtividade. As recentes incursões da Microsoft pela tecnologia Cloud fez aparecer este conceito de suite baseada na web. Office Web irá incluir as novas versões do Word, Excel, PowerPoint e OneNote.


A próxima versão do Microsoft Office Visio, OneNote, Microsoft Office Project e Publisher terá também a barra de ferramentas (ribbon) usada em outras aplicações Office 2007.


Esta versão irá estar disponível para os sistemas a 32 e 64bits, ao contrário das anteriores versões do Office.


Novas funções: Nesta versão ainda não estarão presentes algumas das novas funções prometidas pela Microsoft, estas só serão apresentadas na versão que sairá em Julho. No entanto, podemos ver, como já referi, alterações gráficas e técnicas para uma integração como Windows 7.


Mas já há algumas novidades:

A barra de ferramentas introduzida no Office 2007 recebe um aspecto melhorado e mais embelezado ao estilo do Windows 7. Esta barra de ferramentas no formato de separadores chegou na versão anterior do Office e irá continuar no Office 2010, mesmo que não tenha sido recebida de bom grado pelos utilizadores.


Nesta nova versão podemos ver que foi substituído o botão redondo de serviços por um mais quadrado e tem agora as cores de cada aplicação (verde para o Excel, azul para o Word, vermelho para o PowerPoint, amarelo para o Outlook, lilás para o OneNote e por aí fora).


O controlo da janela da aplicação, que tinha sido removido no Office 2007, voltou. É de novo possível restaurar, mover, redimensionar, minimizar, maximizar ou fechar a janela.


Agora, com um clique no botão direito do rato no ícone do Outlook da Barra de tarefas, um utilizador pode criar uma nova mensagem, reunião, contacto ou tarefa. Pode ainda abrir uma janela com o seu email, agenda, contactos ou tarefas.

No novo Office é possível arrastar um ficheiro da jump-list de qualquer aplicação para o painel de navegação do Outlook para criar uma nova mensagem com esse ficheiro em anexo. O Outlook pode ainda, automaticamente, ignorar todas as respostas a mensagens que não sejam do seu interesse.


Os utilizadores podem criar os seus “Quick Steps”, fazendo-os parecer como uma combinação entre a “Quick Access Toolbar” e macros. Por exemplo, tarefas comuns como preencher uma mensagem, agendar uma reunião, atribuir uma flag a uma mensagem e apagá-la ao mesmo tempo. Também, os utilizadores podem criar quick steps para coisas que façam repetidamente no Outlook.


No novo Outlook o voice mail pode ser convertido para texto e enviado por email. Pode ainda sincronizar mensagens de texto de um Windows Mobile 6.1 para o Inbox do utilizador e responder a essas mensagens.

Uma função introduzida no Outlook muito importante é a função “Reenviar para todos” que agora usa o campo BCC de forma predefinida, seguido de aviso no ambiente de trabalho.

Outra medida interessante foi a de melhorar substancialmente a função de pesquisa e as acções de abrir e fechar o Outlook que estão agora muito mais rápidas que no Office 2007.

Recentemente saiu a versão para Mac do Offce, não foi ainda veiculada nenhuma informação referente a esta actualização ser também transportada para o sistema Mac, no entanto as novas versões Web Acess do Outlook funcionam tanto em Safari e Firefox.

Curiosidade:

A Microsoft não apresentará um Office 13 por pura superstição. Acreditam que o 13 não será… auspicioso!

Exit mobile version