É ainda uma hipótese, mas tudo leva a crer que os números Voip serão iniciados por “30”.
A Anacom lançou uma consulta pública com vista a regulamentar o uso da Voz sobre IP (Voip) em Portugal, informa a Autoridade das Comunicações, numa nota à comunicação social.
O comunicado informa que vai ser inaugurada uma gama de numeração, o “30”, para a «oferta de serviços de uso nómada em geral».
A nova gama de numeração terá por objectivo agrupar serviços telefónicos que não são limitados geograficamente (os serviços fixos vão manter a gama iniciada por “2”).
Ainda assim, a Anacom refere que os operadores Voip deverão garantir também a numeração relativa à localização geográfica.
Durante 30 dias, a consulta pública vai recolher a opinião de vários intervenientes do mercado e deverá apurar qual a viabilidade de algumas propostas agora apresentadas pela Anacom.
Além da atribuição do “30” aos telefonemas sobre IP, a Anacom pretende que todos os operadores Voip que se encontram em Portugal assegurem a ligação ao número de emergência, o 112. Regulação, interligação entre redes e concorrência são outros aspectos que a Anacom pretende ver analisados nos próximos tempos.