A empresa AMD decidiu terminar com o suporte das placas de vídeo mais antigas da marca.
É já a partir deste mês, Novembro de 2015, que a empresa pretende alterar o rumo dos seus equipamentos para que possa retirar do mercado todas as placas que já estejam obsoletas.
Esta foi uma decisão da empresa para que todas as placas que já tenham atingido o seu pico de desempenho venham agora a ser substituídas pelos consumidores por novos equipamentos.
Segundo a AMD, esta será uma situação que irá afectar as linhas AMD Radeon HD 8000 (da placa HD 8400 e anteriores), 7000 (HD 7600 e anteriores), 6000 e 5000. O que isto significa na prática é que nenhuma destas placas irá ter nenhum driver novo lançado e, por essa razão, chegará a altura em que o próprio utilizador terá a necessidade de trocar por um equipamento mais recente.
A notícia foi conhecida no lançamento do Radeon Software Crimson Edition, sendo que foi ainda indicado que as placas acima mencionadas terão ainda acesso ao lançamento da versão beta do Crimson 15.11 e do CaTalyst 15.7.1.
A marca pretende assim ganhar foco e trabalhar apenas no suporte das placas mais recentes e ainda no desenvolvimento das placas baseadas na arquitectura GCN.
Tem alguma destas placas ainda no activo?