Nos últimos anos temos ouvido falar bastante desta empresa, da Alibaba Group. Considerada uma das maiores e mais inovadoras empresas chinesas, a Alibaba tem nos últimos anos feito esforços para conseguir entrar nos mercados internacionais, tendo esse esforço vindo a ser recompensado, tendo entrado no ano passado na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Mas esse feito não fez com que Jack Ma e companhia abrandassem o ritmo e prova disso é o novo projecto anunciado esta semana pela empresa. Alibaba quer conquistar o mercado Cloud!
Com certeza que todos já ouviram falar da Alibaba e do esforço que a empresa tem feito nestes últimos anos para se conseguir expandir internacionalmente, uma vez que já alcançou uma posição de tomo no comércio online na China. E para isso, a empresa anunciou recentemente que irá entrar no mercado da computação na nuvem nos Estados Unidos da América, onde irá encontrar a concorrência de gigantes como a Amazon, a Google e a Microsoft.
E o primeiro passo já está dado, esta quarta-feira a empresa abriu o seu primeiro centro de dados fora da china, mais especificamente na Califórnia, tendo como objectivo numa primeira fase, atrair as empresas chinesas que operam actualmente no país e numa segunda fase, conseguir mesmo expandir-se para clientes internacionais, apontando para isso o segundo semestre deste mesmo ano.
Mas isto não será uma tarefa fácil para a gingante chinesa. Detentora de dois dos maiores serviços de comércio online na China, a Alibaba tem vindo a desenvolver os seus serviços de computação na nuvem, tendo alcançado a marca dos 1.4 milhões de clientes no país. Mas a questão é, será a gigante chinesa capaz de conseguir bater a sua concorrência directa? Pois para que isso aconteça, a empresa terá de encontrar uma maneira de se destacar neste mercado lotado de excelentes soluções, soluções essas como por exemplo o Amazon Web Services ou até mesmo o Microsoft Azure.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM