Pplware

Alerta: O Samba tem uma vulnerabilidade grave de segurança

…actualizem já o vosso sistema

Com a diversidade de sistemas operativos que existem actualmente, é importante que existam protocolos que permitam a interoperabilidade entre os mesmos. Seria impensável, por exemplo, nos dias de hoje, um sistema Windows não conseguir “falar” com um sistema Linux  ou um MacOS não conseguir “falar” com um Windows.

A adopção do protocolo IP na maioria das redes de dados e sistemas facilitou todo o processo, mas há outros protocolos, bastante relevantes, como é o caso do SMB (protocolo Samba).

Para quem já usa este protocolo é hora de aplicar o patch de segurança que corrige uma vulnerabilidade grave de segurança.

O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux.É uma implementação open source dos protocolos SMB/CIFS, que permitem a partilha de ficheiros através da rede.

Para quem já usa este protocolo e não tem a última versão é importantíssimo que proceda à sua actualização pois há uma falha grave de segurança que permite aos atacantes ter controlo total do sistema onde o Samba (em concreto o serviço Samba nmbd) está a correr (saber mais em CVE-2014-3560)

As versões actuais do samba são a 4.1.11 e 4.0.21. Os patches para as versões 4.1.10 e 4.0.20 estão já disponíveis e podem ser descarregados no link abaixo.


Download: Versões actuais: 4.1.11 e 4.0.21
Patches: Versões actuais: 4.1.10 e 4.0.20
Homepage: Samba

Exit mobile version