Acaba de ser descoberto um novo e preocupante erro no serviço de videoconferência da Apple, o FaceTime. O erro permite que, ao ligar para qualquer contato com FaceTime, antes de este atender, possa ouvir o áudio proveniente do seu iPhone.
Tendo em conta as dimensões deste erro, o mesmo já se está a viralizar nas redes sociais. Trata-se de um perigosíssimo atentado à privacidade dos utilizadores mas, entretanto, a Apple já entrou em ação.
O erro em questão está a afetar todos os dispositivos Apple compatíveis com o serviço FaceTime. Contudo, a sua incidência foi particularmente sentida nos utilizadores do iPhone. Entretanto, a Apple já tomou medidas de emergência.
O FaceTime causou o pânico entre utilizadores da Apple
O busílis da questão residia nas chamadas grupo do FaceTime, também disponível para iPhone e demais dispositivos. Agora, perante a gravidade deste bug, a Apple foi forçada a desativar esta função (chamadas em grupo).
A facilidade com que todo e qualquer utilizador deste serviço podia explorar o bug e dele tirar proveito é assombrosa. Já imaginou se o seu iPhone pudesse ser utilizado como dispositivo de escuta? Bom, infelizmente foi isso que sucedeu.
Um atento à privacidade de grandes dimensões
Todo e qualquer utilizador da Apple e de um dispositivo iOS ficou vulnerável a este sério atentado. Bastava algum contato ligar através do FaceTime e, até que a outra pessoa atendesse, o áudio já estava a ser transmitido.
Durante o hiato, quem estava a ligar já estava a ouvir a pessoa para quem ligou. Escusado será dizer que a privacidade dos utilizadores era assim completamente posta em causa.
O bug do FaceTime viralizou na Internet
Ainda assim, apercebendo-se da escala deste bug, a Apple tomou medidas de emergência, desativando por completo a função de chamadas em grupo através do seu serviço FaceTime. Algo que colocou, de imediato, um pouco final na situação.
Vídeo mostra grave falha (bug) no #FaceTime da apple. Na chamada você consegue ouvir a pessoa mesmo antes dela atender. Ocorrido foi nos Estados unidos. Faça o teste do seu, nunca se sabe! Uma brecha para hackers. #tecnologia #iPhone #segurançadigital pic.twitter.com/LIQpQ9BxmR
— V7pensei (@V7pensei1) January 29, 2019
Não sem que antes a privacidade de milhões de utilizadores estivesse sujeita a graves atentados. Entretanto, vimos várias manifestações de repúdio em todas as principais redes sociais.
A ocasião foi também aproveitada para satirizar toda a plataforma de comunicação da Apple e respetivo sistema operativo. Ainda assim, o caso tomou contornos ainda mais sérios.
Como se o acesso ao áudio em tempo real não fosse suficiente, o bug do FaceTime não se ficou por aqui. Em algumas instâncias os utilizadores confessaram ter acesso também ao vídeo do outro iPhone ou dispositivo iOS.
https://twitter.com/VanityIris/status/1090102235399364614
Tal como podemos ver pelo vídeo acima, não só o áudio o utilizador estava a ser previamente transmitido, mas também o vídeo. O acesso à câmara frontal bem como ao microfone do utilizador estava a acontecer, sem que este se apercebesse.
Como replicar o bug do FaceTime no seu iPhone
- Comece uma videochamada com um contato do iPhone
- Enquanto o contato não atende, deslize para cima e selecione “Adicionar Contato”
- Adicione o seu próprio número de telefone
- Dará início a uma chamada em grupo no FaceTime
Este procedimento começará a transmitir o áudio da outra pessoa, ainda que esta não tenha atendido. Mais ainda, por vezes o vídeo da mesma também começa a ser transmitido, novamente, sem que esta tenha aceite a chamada.
Ao pressionar o botão Power, estava a dar acesso ao seu vídeo
O mais peculiar era a forma como as pessoas estavam a ter acesso ao vídeo de um outro utilizador de iPhone. Ao efetuar a chamada via FaceTime bastava clicar no botão Power, algo que normalmente utilizamos para desligar o iPhone ou rejeitar uma chamada.
Contudo, caso estivesse a receber uma chamada no FaceTime e a tentasse silenciar, pressionando o botão Power, estava a dar acesso remoto ao vídeo do seu iPhone. Não o faça.
Em suma, ainda que a Apple já tenha desativado esta opção – chamadas em grupo via FaceTime – a ofensa à privacidade dos utilizadores foi bem real. Agora, resta-nos saber a real dimensão e potenciais consequências da mesma.
Como desativar o FaceTime no seu iPhone
Para desativar o FaceTime no seu iPhone ou iPad terá que:
- Aceder às Definições no iPhone ou iPad
- Procurar ou navegar até à opção “FaceTime”
- Desligar o interruptor / botão do FaceTime
O procedimento é bastante simples e, apesar de a Apple já ter desativado a função que originou o problema, assim ficará definitivamente salvaguardado.
Como pode desativar este serviço no seu computador Mac:
- Abrir a aplicação FaceTime no seu Mac
- Selecionar o menu “FaceTime” na barra de menus
- Escolher a opção “Desativar FaceTime” ou (command+K)
Poderá ainda tomar uma precaução extra:
- Repetir o primeiro passo (acima)
- Selecionar o menu “Preferências”
- Escolher a opção “Sair do FaceTime”