Apesar do bug ter sido detectado há mais de uma semana…este ainda não foi resolvido.
Segundo uma denuncia que partiu do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), a plataforma das finanças tem actualmente um bug que “baralha” os pagamentos relativos ao imposto de Circulação Automóvel (IUC). Segundo consta, o problema foi detectado há mais de uma semana e ainda não há qualquer indicação para a sua resolução.
Com tal situação, os contribuintes têm sido notificados para pagar multas que não lhes pertencem.
De acordo com uma informação partilhada à rádio Renascença, Paulo Ralha, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos refere que:
“Quando se vai fazer o pagamento dessa multa tem que se ter um documento com uma referência para efectuar o pagamento e esse documento em termos técnicos chama-se ‘guia de pagamento’. E a guia de pagamento devia criar um código que está associado a uma barra de leitura óptica que também tem um número. O sistema informático da Autoridade Tributária e Aduaneira não lê esse número ou quando lê esse número não o faz da forma correcta“.
Esta é uma situação que tem causado muitos transtorno nos serviços de Finanças, uma vez que são muitos os contribuintes se deslocam aos serviços do Fisco para pedirem esclarecimentos e regularizarem a situação.