Pplware

Alerta: Apple lança atualização para resolver problema e cria outro

Recentemente um investigador da área da segurança descobriu que era possível os utilizadores autenticarem-se no macOS (em algumas versões) usando simplesmente o utilizador root. Esta falha inadmissível foi rapidamente resolvida pela Apple que lançou uma atualização. Contudo, se corrigiu e muito bem um problema grave… acabou por criar um novo problema aos utilizadores do macOS.

Conheça que problema criou a atualização de ontem e como resolver.


Depois de ter sido descoberto um problema grave no seu sistema operativo para desktop, a Apple rapidamente lançou uma atualização (Security Update 2017-001 for macOS High Sierra 10.13.1) para o resolver.

Resultado da pressa ou não (ou apenas do comportamento do sistema), a verdade é que esta atualização resolveu o problema mas criou outro ao nível da partilha de ficheiros. Basicamente a atualização passou a não deixar que os utilizadores do macOS acedam a partilhas de ficheiros, informando-os (via Finder) que a password não está correta.

Como resolver?

Para resolver tal problema, que parece estar a afetar apenas alguns utilizadores, a solução é disponibilizada pela própria Apple. para isso abram o Terminal e sigam os seguintes passos:

cd /Applications/Utilities
sudo /usr/libexec/configureLocalKDC

Introduzir a password de do utilizador atual, e está feito!

O dia de ontem mostrou um grave problema de segurança que o macOS continha (e para que não fez a atualização… ainda contém) e a Apple foi rápida a resolver. Não iliba a mesma, contudo, de ter um “buraco” gigante” no seu sistema operativo. A nossa sugestão é que não deixe de atualizar o seu macOS para resolver esta grave falha de segurança.

 

Leia também…

Exit mobile version